Metodologias ativas: utilidades do ChatGTP no contexto da sala de aula invertida
DOI:
https://doi.org/10.34627/redvol6iss2e202307Palavras-chave:
Cultura Digital; Ensino e Aprendizagem; Inteligência Artificial; Metodologias Ativas; Sala de Aula InvertidaResumo
As metodologias ativas de aprendizagem estão passando por mudanças frente ao crescente uso das tecnologias digitais e das inteligências artificiais na Educação. O recente ChatGPT da OpenAI é uma prova de que as tecnologias digitais estão dominando várias áreas, trazendo outras possibilidades e inovações. No campo educacional, as tecnologias digitais são aliadas das metodologias ativas, as quais têm o intuito de inserir os estudantes no centro da aprendizagem, transformando o ensino baseado em métodos tradicionais. Assim, o objetivo deste artigo bibliográfico é elencar algumas oportunidades trazidas pelo ChatGPT para a metodologia de Sala de Aula Invertida, a fim de engajar os estudantes nas atividades escolares. Como referencial teórico, partiu-se de autores como Moran (2015, 2018), Mattar (2017), Bacarin (2020), Valente, Almeida e Geraldini (2017), King (2023), Mello, Neto e Petrillo (2019) e outros estudiosos que discutem sobre o tema. Como resultados, observou-se que o ChatGPT viabiliza aos estudantes e aos docentes uma nova fonte de pesquisa, com informações claras e explicações que facilitam a compreensão do estudo, oportunizando ao aluno o protagonismo proposto pelo modelo de Sala de Aula Invertida.
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Direitos de Autor (c) 2023 Liliane Inácia da Silva Liliane, Claudinei Zagui Pareschi Claudinei, Jailda Nonato dos Santos Oliveira
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