Propriedades psicométricas da versão brasileira do Physical Education Teaching Processes Questionnaire

Authors

  • Marcos Gimenes Fernandes Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Sandra Adriana Neves Nunes Centro de Ensino Superior de Ilhéus
  • Gidafle Gama Silva Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Helder Miguel Fernandes Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano -Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.3804

Abstract

O presente estudo teve como objetivos: i) traduzir e adaptar para o contexto brasileiro (equivalência semântica/conceitual e validade de conteúdo) o Physical Education Teaching Processes Questionnaire; e  ii) verificar as suas propriedades psicométricas (confiabilidade e validade fatorial). A amostra foi composta por 301 alunos (140 do sexo masculino e 161 do sexo feminino) de dua escolas públicas da Bahia, com idades compreendidas entre 12 e 18 anos (M = 16.35; DP = 1.73). A consistência interna e validade fatorial do instrumento foram analisadas através do alpha de Cronbach e análise fatorial confirmatória (AFC), respectivamente. A confiabilidade dos fatores variou entre .54 e .78. Os resultados da AFC indicaram que a versão original (20 itens e 6 fatores) do Physical Education Teaching Processes Questionnaire revelou uma boa adequação estrutural. Estes resultados sugerem que a versão brasileira deste instrumento possui propriedades psicométricas adequadas para ser utilizado no contexto escolar brasileiro.

Author Biographies

Marcos Gimenes Fernandes, Universidade Estadual de Santa Cruz

Depatamento de Ciências da Saúde

Educação Física

Sandra Adriana Neves Nunes, Centro de Ensino Superior de Ilhéus

Colegiado de Psicologia

Gidafle Gama Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz

Licenciatura em Educação Física

Helder Miguel Fernandes, Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano -Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Published

2015-12-27

Issue

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Original Article

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