Representações de idosos sobre a prática de atividade física em contexto de ginásios e academias: um estudo exploratório
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.40810Palavras-chave:
idoso, exercício físico, envelhecimento ativo, fitnessResumo
Com o aumento da esperança média de vida, existem cada vez mais idosos no mundo, o que está a conduzir ao envelhecimento da população mundial, sendo que o exercício físico é um elemento fundamental para a promoção da saúde e da qualidade de vida desta população. Este estudo teve como principais objetivos conhecer as representações dos indivíduos idosos acerca da prática de atividade física desenvolvida em contextos de ginásios e academias, saber os tipos de práticas aí desenvolvidas e ainda averiguar as suas aspirações relativamente a este tipo de atividades. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturas e o seu tratamento foi feito através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados encontrados evidenciaram que a maioria dos idosos pratica atividade física por uma questão de saúde e de manutenção da condição física, o que lhes proporciona uma sensação de bem-estar. Para além disso, apurou-se que as mulheres preferem a hidroginástica, enquanto os homens preferem a musculação, sendo o ginásio o sítio mais elegido para a prática por apresentar as condições ideais para a mesma. Constatou-se ainda que iniciativas como maior sensibilização para a prática da atividade física e melhorar os transportes podem constituir estratégias para melhorar a sua adesão, tendo em conta que, muitos deles, ainda não valorizam a tal prática.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Sílabas Didáticas. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.