Comportamentos de risco à saúde e excesso de peso corporal em escolares de Toledo, Paraná, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.1157Resumo
Este estudo verificou a proporção de adolescentes expostos aos comportamentos de risco à saúde (CRS) e ao excesso de peso corporal (EP), bem como identificou suas associações com a faixa etária e o sexo, em adolescentes de um município brasileiro. Foram avaliados 669 escolares com idades entre 10 e 15 anos. O questionário adaptado do “Global School-Based Student Health Survey” (GSHS) foi utilizado para obter as informações dos CRS e do EP. Utilizou-se a estatística descritiva, qui-quadrado e regressão binária. Foram identificadas elevadas proporções de CRS e EP. Rapazes de 13 a 15 anos tiveram 75% mais chances de passar tempo excessivo em atividades sedentárias e 93% mais chances de consumir bebidas alcoólicas, quando comparados aos rapazes de 10 a 12 anos. As moças mais velhas apresentaram 2.2 vezes mais chances de consumir doces em excesso e 2.57 vezes mais chances de consumir bebidas alcoólicas do que seus pares mais jovens. Entretanto, os rapazes e as moças mais velhos tiveram efeito protetor para o comportamento insuficientemente ativo e o EP, respectivamente. Os principais resultados apontam que ser adolescente de 13 a 15 anos foi fator de risco para as variáveis de tempo sedentário, consumo excessivo de doces e álcool.Downloads
Publicado
2012-09-30
Edição
Secção
Artigos Originais
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Desafio Singular. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.