O efeito de uma estratégia de atenção na aprendizagem do salto em distância
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.133Resumo
O objetivo desse estudo foi verificar o efeito de uma estratégia de atenção na aprendizagem do salto em distância. A amostra foi constituída por 55 escolares, com idade de 11 a 12 anos. Foram conduzidas quatro avaliações: pré-teste, pós-teste 1, pós-teste 2 e retenção. Após o pós-teste 1 as crianças foram divididas em grupo com dicas (GCD), que recebeu a informação visual (alvo fixado na parede) e sem dicas de aprendizagem (GSC), que não recebeu essa informação. Para verificar o efeito da prática com o uso das dicas aplicou-se os testes Anova two-way e o post hoc de Tukey (HSD) (p < .05). Os resultados demonstraram uma melhora significativa no desempenho para ambos os grupos, no entanto, não foi identificado o efeito da dica de aprendizagem no salto em distância. Conclui-se, portanto, que, embora tenha havido melhora no desempenho, o uso dessa dica de aprendizagem não foi específica o suficiente a fim de direcionar a atenção das crianças ou o tempo de prática foi insuficiente para que essa informação se tornasse relevante.Downloads
Edição
Secção
Artigos Originais
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Desafio Singular. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.