Análise das metodologias de avaliação da empregabilidade dos graduados em Desporto de Portugal
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.1549Resumo
O objectivo deste artigo consiste na análise de metodologias utilizadas para monitorar e avaliar a empregabilidade dos graduados em Portugal na área de Desporto. A metodologia constou de uma consulta de literatura nacional e internacional para se clarificar o conceito de empregabilidade e suas implicações no desenho metodológico da avaliação da empregabilidade. Foram consultados inquéritos aplicados por entidades oficiais e analisada a coerência entre as dimensões/variáveis contempladas e o conceito de empregabilidade. Da análise realizada identificaram-se problemas de validade, fiabilidade, discriminação e comparabilidade entre estudos. Estes resultados indicam que é necessário encontrar uma nova forma de avaliar a empregabilidade. Sugere-se que essa avaliação seja realizada através da metodologia de triangulação (dados e investigadores) que consubstancie um projecto de investigação inter-institucional no futuro próximo.Downloads
Publicado
2012-12-31
Edição
Secção
Artigos de Revisão
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Desafio Singular. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.