O efeito de uma intervenção de ensino no gozo da educação física
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.16676Resumo
Este estudo procurou analisar como a criação de um clima motivacional orientado por tarefas, através da intervenção, afeta diversas variáveis motivacionais, o prazer e a importância que as pessoas atribuem à educação física. Utilizou-se uma amostra de alunos da sexta série do ensino fundamental. A idade variou de 11 a 12 anos (M = 11,53, DP = 0,50) (Número do Comité de Ética DPS.JMM.01.17). Foram divididos em um grupo experimental (n = 20), onde um clima orientado por tarefas foi transmitido, e um grupo controle (n = 20) que não recebeu manipulação. Medidas repetidas (ANOVA) foram realizadas nos dados coletados. Os resultados revelaram que o grupo experimental melhorou significativamente mais do que o grupo controle nas metas de responsabilidade social e relacionamento social, e pontuou mais em objetivos de mestria, necessidades psicológicas básicas, motivação intrínseca, prazer e importância atribuída à educação física. Eles também exibiram menor regulação externa e amotivação. O grupo controle, inversamente, teve uma motivação intrínseca significativamente menor após o teste do grupo experimental. Discutimos a importância da transmissão de um clima motivacional orientado para a tarefa na educação física para alcançar efeitos motivacionais positivos que favoreçam o prazer e o interesse pela educação física.
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