Sexualidade e Saúde: estudo de comportamentos sexuais e de vigilância da saúde em jovens adultos
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.19867Resumo
Foi realizado um estudo transversal, descritivo-correlacional, com os objetivos de caracterizar comportamentos sexuais e de vigilância da saúde de jovens adultos e conhecer os fatores a eles associados. A amostra ficou constituída por 171 jovens adultos (19,9% rapazes e 81,1% raparigas), com uma média de idade de 21 anos, e a frequentar uma instituição de ensino superior do norte de Portugal. A informação sobre características sociodemográficas, comportamentos sexuais e de vigilância da saúde foi obtida através de um questionário. No tratamento dos dados foi utilizada a estatística descritiva e inferencial (qui-quadrado). Da análise de resultados observou-se que nos últimos 12 meses 93,0% dos participantes tiveram relações sexuais e 77,0% utilizaram contraceção, sendo o método mais usado o preservativo (35,7%), embora em 38,6% dos jovens o seu uso tenha sido inconsistente. Os comportamentos de risco sexual foram mais frequentes nos rapazes, e consistiram em ter parceiros ocasionais (p<0,001) e no uso de álcool (p<0,001) associado às relações sexuais. É importante continuar a investir na educação sexual dos jovens adultos, para que estes possam fazer escolhas mais informadas e melhorem a adesão à vigilância de saúde sexual e reprodutiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores mantêm os direitos dos seus trabalhos.
Após a aceitação para publicação, os autores concedem à Sílabas Didáticas, LDA. uma licença não exclusiva para publicar, reproduzir, distribuir e comunicar o artigo ao público, bem como para se identificar como editora original do artigo em formatos impresso e eletrónico, incluindo a sua indexação e divulgação através de bases de dados, repositórios e outras plataformas académicas.
Todos os artigos publicados são disponibilizados sob os termos da Licença Creative Commons Attribution–NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Esta licença permite a utilização, partilha, distribuição e reprodução não comercial em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os devidos créditos ao(s) autor(es) original(ais) e à revista Motricidade, e que sejam indicadas quaisquer alterações efetuadas.
Os autores podem depositar a versão final publicada do artigo (Versão Oficial) em repositórios institucionais, repositórios temáticos, redes académicas ou sites pessoais, desde que a publicação original seja devidamente citada.
