Estilos de vida e bem-estar em Professores

Autores

  • Isabel Maria Barroso Escola Superior de Saúde, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Maria João Monteiro Escola Superior de Saúde, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Vitor Rodrigues Escola Superior de Saúde, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Maria Cristina Antunes Escola Superior de Saúde, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Carlos Manuel Almeida Escola Superior de Saúde, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • José Rui Lameirão Escola Superior de Saúde, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • António José Almeida Escola Superior de Saúde, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Maria da Conceição Rainho Escola Superior de Saúde, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.20124

Resumo

Os estilos de vida e o bem-estar psicológico são determinantes da saúde dos professores. São objetivos do estudo caraterizar os estilos de vida e bem-estar psicológico dos professores de 3º ciclo e secundário e analisar a relação entre os estilos de vida e bem-estar psicológico. Trata-se de um estudo transversal e correlacional, utilizou-se um questionário que inclui: i) variáveis de caracterização sociodemográfica e profissional; ii) FANTÁSTICO para avaliação do estilo de vida; e iii) QBEP-R para avaliar o bem-estar psicológico. Dos 174 professores a maioria era do sexo feminino (68.40%), casada (75.30%), a média de idades era de 49.10 anos e (64.90%) detinha a licenciatura. Os resultados evidenciam que os professores apresentavam estilo de vida Muito Bom e que existe correlação positiva e estatisticamente significativa entre estilos de vida e bem-estar psicológico, verificando-se a mesma relação quanto aos domínios, que integram o FANTÁSTICO, exceto para tabaco, álcool e outros comportamentos. Constata-se uma relação positiva e significativa entre estilos de vida e bem-estar psicológico. Sublinha-se a necessidade de programas de promoção de saúde e bem-estar dirigidos a professores no sentido de contribuírem para o desenvolvimento de ambientes educativos estimulantes e criativos.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)