Treino de força com restrição de fluxo sanguíneo em pacientes HIV positivos: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.20573Palavras-chave:
força muscular, síndrome da imunodeficiência adquirida, HIV-1, exercício, cineantropometriaResumo
Este estudo objetivou comparar respostas de neutrófilos segmentados, monócitos, linfócitos e subpopulações de linfócitos Clusters of differentitation 4 e 8 (CD4 + T e CD8 + T) ao treinamento de restrição do fluxo sanguíneo em pacientes com HIV. Participaram do estudo duas pacientes com HIV, uma paciente sedentária e outra paciente ativa fisicamente. As pacientes infetadas pelo HIV realizaram uma sessão de treinamento com restrição de fluxo sanguíneo composta por dois exercícios: supino reto e extensão do joelho. O sangue (6 ml) foi coletado para análise antes do treinamento, imediatamente após o treinamento e 30 minutos após. Ao final do treinamento com restrição de fluxo sanguíneo, foram observadas alterações percentuais no número de leucócitos em ambas as pacientes. Os monócitos mostraram respostas diferentes para as duas pacientes: uma diminuição na contagem de monócitos foi observada na paciente fisicamente ativa e um aumento na com estilo de vida sedentário. Os linfócitos apresentaram um aumento maior na fisicamente ativa do que na sendentária. Houve um aumento na proporção de linfócitos T CD4 +/CD8 + em ambas as pacientes. Concluiu-se que a restrição de fluxo sanguíneo promoveu inflamação aguda após o treinamento, demonstrada por alterações na contagem de células imunes. Essas mudanças não promoveram imunossupressão; em vez disso, foi observado um aumento na proporção de linfócitos T CD4+/CD8 +; e as infetadas pelo HIV obtiveram resultados semelhantes.
Palavras-chave: força muscular; síndrome da imunodeficiência adquirida; HIV-1; exercício; cineantropometria.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os autores mantêm os direitos dos seus trabalhos.
Após a aceitação para publicação, os autores concedem à Sílabas Didáticas, LDA. uma licença não exclusiva para publicar, reproduzir, distribuir e comunicar o artigo ao público, bem como para se identificar como editora original do artigo em formatos impresso e eletrónico, incluindo a sua indexação e divulgação através de bases de dados, repositórios e outras plataformas académicas.
Todos os artigos publicados são disponibilizados sob os termos da Licença Creative Commons Attribution–NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Esta licença permite a utilização, partilha, distribuição e reprodução não comercial em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os devidos créditos ao(s) autor(es) original(ais) e à revista Motricidade, e que sejam indicadas quaisquer alterações efetuadas.
Os autores podem depositar a versão final publicada do artigo (Versão Oficial) em repositórios institucionais, repositórios temáticos, redes académicas ou sites pessoais, desde que a publicação original seja devidamente citada.
