Validação de conteúdo de ações tático-técnicas do Teste de Conhecimento Tático Processual - Orientação Esportiva

Autores

  • Pablo Juan Greco Universidade Federal de Minas Gerais
  • Layla Maria Campos Aburachid Universidade Federal de Mato Grosso
  • Schelyne Ribas da Silva Universidade Estadual do Centro Oeste- UNICENTRO/G
  • Juan Carlos Perez Morales Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.2124

Resumo

A avaliação do nível de rendimento tático do atleta em competições, durante o processo de treino, nas fases de formação ou no alto rendimento, possibilita o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem nos jogos desportivos coletivos. Neste sentido, o presente estudo relata a utilização do método de validade de conteúdo para avaliar as ações na composição de um teste de orientação desportiva. Um painel de juízes avaliou as ações nos seguintes critérios: clareza da linguagem, pertinência prática e representatividade do item. A validação teórica teve como objetivo estabelecer itens para a criação do teste de conhecimento tático processual direcionado a avaliar o nível de tomada de decisão de crianças e jovens em jogos realizados com as mãos e com os pés. Os resultados demonstraram como ações desportivas podem se tornar itens validados. O procedimento se mostrou eficaz para elencar-se a ocorrência dos itens como parte da validação empírica do teste, aprovando 16 itens das 18 ações com coeficiente a partir de 0.82. Assim, o estudo permitiu concluir que as ações tático-técnicas validadas por meio do método de validade de conteúdo avaliam o conhecimento tático processual que, como teste permitirá planificar os processos de ensino-aprendizagem da capacidade tática do rendimento desportivo.

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Publicado

2014-03-01

Edição

Secção

Artigos Originais

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