Efeitos do treino pliométrico na partida de blocos de natação em adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.23681Resumo
A partida de blocos de natação apresenta uma influência de 30% do desempenho de uma prova de 50 metros e parece estar relacionada com a potência dos membros inferiores (West et al., 2011). Este estudo teve como objetivo identificar os efeitos do treino pliométrico (TP) na potência dos membros inferiores e na performance da partida de blocos de natação. 17 nadadores adolescentes foram organizados aleatoriamente em dois grupos: TP (n = 8; 14,4 ± 0,7 anos, 168,0 ± 11,5 cm e 55,7 ± 6,3 kg) e grupo de controlo (CON) (n = 9;13,9 ± 0,6 anos, 163,9 ± 7,7 cm e 52,8 ± 4,9 kg). Durante seis semanas, ambos os grupos realizaram o mesmo treino de água (sete sessões semanais). Adicionalmente, o grupo TP realizou uma sessão semanal de treino pliométrico no ginásio. Antes e após a intervenção os nadadores foram avaliados na potência dos membros inferiores através do Squat Jump (SJ) e do Counter-Movement Jump (CMJ) - (ChronoJump, Boscosystem ®, Barcelona, Espanha) e na performance da partida de blocos de natação Track Start após estímulo sonoro (tempo aos 15m). Após se ter verificado a normalidade de todas as variáveis, foi aplicado o t-test de amostras independentes para comparar as variações promovidas nos diferentes grupos. Assumiu-se valor de significância p < 0.05. O grupo TP apresentou um aumento significativamente superior ao grupo CON no SJ e CMJ (altura de salto e potência relativa). Não foram encontradas diferenças significativas entre grupos para o tempo aos 15m.
Uma sessão semanal de TP promoveu a melhoria da potência dos membros inferiores. No entanto, tal melhoria não se refletiu na melhoria na performance da partida em natação, possivelmente devido à curta duração (6 semanas), reduzido volume do programa de TP e à influência de outros fatores técnicos no desempenho da mesma, nomeadamente na posição inicial e aplicação de força no bloco ou no percurso subaquático. Conclui-se que o TP é um método eficaz no desenvolvimento de potência dos membros inferiores, no entanto o seu impacto na performance da partida de natação não é refletido ao fim de 6 semanas.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Desafio Singular. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.