Contribuições fundamentais da neurociência para a aprendizagem motora em crianças: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.25216Palavras-chave:
motor learning, neuroscience, motor control, childrenResumo
A aprendizagem motora gera conexões neurais sinápticas que favorecem o ambiente motor e, também, diversos processos onde intervêm nossas funções cognitivas e executivas. Portanto, é fundamental conhecer as diferentes contribuições que advêm da neurociência ligada à aprendizagem motora na criança. Este estudo teve como objetivo determinar as contribuições fundamentais da neurociência para a aprendizagem motora em crianças. Para isso, a metodologia incluiu uma revisão sistemática qualitativa nas bases de dados PubMed, Medline e Scopus. Dos 479 documentos relacionados, 24 artigos atenderam aos critérios de inclusão (os mecanismos de aprendizagem de habilidades motoras e as diferentes abordagens para alcançar uma aprendizagem significativa), e foram selecionados por meio da metodologia de coleta de dados indicada pelo PRISMA®. Os principais resultados indicaram que, a aprendizagem ocorre a partir de experiências (cognitivas, perceptivas, motoras, linguísticas, neuronais, orgânicas e culturais), requer processos de adaptação, estabilização, maturação do cérebro, sincronização dos processos vestibulares, perceptuais e visuais. Crianças que recebem intervenção motora melhoram a atenção sustentada, a memória de trabalho, a resolução de problemas e a capacidade de planejamento. O desenvolvimento motor e cognitivo é favorecido pelas instruções como uma ferramenta essencial. As instruções implícitas apresentam maior benefício para crianças com menor nível de habilidades motoras.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Desafio Singular. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.