Realidades e desafios da intersetorialidade nas ações do programa saúde na escola entre 2017-2021: revisão integrativa e documental
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.31529Palavras-chave:
Colaboração Intersetorial, Gestão de pessoal em saúde, Promoção da Saúde Escolar, Educação em SaúdeResumo
O objetivo da presente pesquisa foi investigar as realidades e desafios da intersetorialidade nas cidades/região que possuem estruturação dos grupos de trabalho intersetorial municipal (GTI-M) no Programa Saúde na Escola (PSE) no período 2017-2021. Tratou-se de um pesquisa com levantamento documental e revisão integrativa para seleção de artigos nos idiomas português e inglês. Sete registros de documentos oficiais foram encontrados que norteiam as diretrizes para ações de adesão, pactuação, planejamento, execução e monitoramento do PSE e nove artigos de diferentes regiões do País onde foi observado as formas de relações de trabalho frente a intersetorialidade: sudeste (cinco); nordeste (dois); regiões sul (1) e região norte (1). A percepção sobre o trabalho intersetorial, ainda é carente de entendimento, envolvimento e efetivação dos GTI-M, o que dificulta a implementação de mecanismos facilitadores das ações do PSE. Além disso, existe uma falta de articulação municipal, a partir do decreto oficial para GTI-M, o que acaba promovendo ações fragmentadas, desgaste das equipes, diminuindo impactos positivos que o PSE pode promover na saúde coletiva. O estudo pode servir de base para reformulação de estratégias e de mecanismos de controle do governo federal para execução e liberação de verbas para o PSE.
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