Consumo de Substâncias em Universitários e a Relação com Autoestima e Bem-estar Psicológico
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.31561Palavras-chave:
Self-esteem, Psychological well-being, Alcohol consumption, Psychoactive substance consumption, University studentsResumo
O consumo de substâncias psicoativas em estudantes universitários é um assunto que tem ganho progressivamente mais mediatismo na literatura. No entanto, ainda existe bastante contrassenso relativamente a este tema. Assim, o presente estudo pretende relacionar o impacto dos hábitos de consumo de substâncias (álcool, tabaco e de outras substâncias psicoativas) com a autoestima e o bem-estar psicológico nos estudantes universitários, de modo a adquirir um melhor conhecimento acerca desta problemática. O presente estudo caracteriza-se como sendo descritivo, transversal, quantitativo, correlacional e de delineamento quase-experimental. A amostra é constituída por 460 estudantes universitários, com acesso à internet com idades compreendidas entre os 18 e os 66 anos. Destes participantes 299 são do sexo biológico feminino e 158 do sexo biológico masculino. Os instrumentos utilizados foram um Questionário Sociodemográfico, a Escala de Medida de Manifestação de Bem-estar Psicológico (EMMBEP) e a Escala de Auto-estima de Rosenberg (EAR). Os resultados apontaram a ausência de diferenças estatisticamente significativas em termos de autoestima e bem-estar psicológico de acordo com o consumo de substâncias. Além disso, verifica-se que apenas o consumo de outras substâncias psicoativas foi significativamente superior em participantes do sexo masculino do que em participantes do sexo feminino.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Desafio Singular. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.