Ensino, pesquisa e extensão: estudo de caso sobre a produção e aplicação do conhecimento no Sertão Central Cearense
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.39670Palavras-chave:
ensino superior, estudantes universitários, extensão, aprendizagem, curricularizaçãoResumo
A Constituição Federal Brasileira estabelece que as universidades devem adotar o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, o chamado Tripé Universitário, essencial para definir o papel dessas instituições na sociedade. Esse princípio busca ampliar o impacto do ensino superior, integrando teoria e prática com foco no aperfeiçoamento coletivo. Este projeto analisa a extensão universitária no curso de Direito de uma instituição no Ceará, através de um estudo qualitativo exploratório, utilizando observação, entrevistas estruturadas e diários de campo. Foram entrevistados dez participantes (n = 10), incluindo gestores, professores e alunos envolvidos em ações de extensão. Apesar de o fluxo de conhecimento ser comumente transferido da universidade para a sociedade, há necessidade de uma relação mais dialógica. Para os professores, a extensão oferece aprendizado prático, mas precisa incentivar uma colaboração crítica. A curricularização da extensão é uma mudança epistemológica, e a pesquisa destaca a integração entre pesquisa e extensão, exemplificada na pesquisa-ação.
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