Ensino, pesquisa e extensão: estudo de caso sobre a produção e aplicação do conhecimento no Sertão Central Cearense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.39670

Palavras-chave:

ensino superior, estudantes universitários, extensão, aprendizagem, curricularização

Resumo

A Constituição Federal Brasileira estabelece que as universidades devem adotar o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, o chamado Tripé Universitário, essencial para definir o papel dessas instituições na sociedade. Esse princípio busca ampliar o impacto do ensino superior, integrando teoria e prática com foco no aperfeiçoamento coletivo. Este projeto analisa a extensão universitária no curso de Direito de uma instituição no Ceará, através de um estudo qualitativo exploratório, utilizando observação, entrevistas estruturadas e diários de campo. Foram entrevistados dez participantes (n = 10), incluindo gestores, professores e alunos envolvidos em ações de extensão. Apesar de o fluxo de conhecimento ser comumente transferido da universidade para a sociedade, há necessidade de uma relação mais dialógica. Para os professores, a extensão oferece aprendizado prático, mas precisa incentivar uma colaboração crítica. A curricularização da extensão é uma mudança epistemológica, e a pesquisa destaca a integração entre pesquisa e extensão, exemplificada na pesquisa-ação.

Biografias Autor

Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro , Centro Universitário Católica de Quixadá, Quixadá, UniCatólica, Brasil

Doutora em Ciências da Educação. Pós doutora em Educação pela Universidade do Minho - Portugal; Pós doutorado em Docência e Investigação Universitaria pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário - Argentina. Graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Professora assistente da Universidade Estadual do Ceará. Membro da Academia Quixadaense de Letras

Luís Borges Gouveia , Universidade Fernando Pessoa, Porto, UFP, Portugal

Full Professor at University Fernando Pessoa, Science and Technology Faculty. Habilitation in Industrial Management from University of Aveiro, a PhD in Computing Science from the University of Lancaster, UK, a MSc in Electronic and Computers Engineering from the University of Porto and a degree in Applied Mathematics / informatics from the University Portucalense.. His main teaching areas are information systems, systems analysis, information management and digital transformation. His research interests are related with how the digital can enhance human life, mainly regarding issues on information management

https://www.cienciavitae.pt/6B1C-3509-9FA5

Levi Silva , Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, CITAR, Porto, Portugal

Professor Auxiliar com Agregação da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Título de Agregado no Ramo do conhecimento de Ciências da Informação, especialidade Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação pela Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Fernando Pessoa. Doutorado e Mestre (Grado) em Educação pela Universidade de Salamanca. Doutorado (RN) em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade Coimbra. Desenvolveu estudos de Pós-doutoramento em Estudos Musicais (Universidade de Santiago de Compostela) e em Estudos Teatrais (Universidade de Coimbra). Pós-doutorado em Estudos da Performance (Teatro Musical) pela Universidade do Minho. Licenciado em Educação Musical pelo Instituto Piaget. Doutor Honoris Causa em Artes pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA)

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Publicado

2025-07-22