Diz-me como dormes: hábitos e problemas de sono em crianças portuguesas em idade pré-escolar e escolar

Autores

  • Susana Lopes S. de Pediatria do Centro Hospitalar do Médio Ave
  • Filipa Almeida S. de Pediatria do Centro Hospitalar do Médio Ave
  • Sylvia Jacob S. de Pediatria do Centro Hospitalar do Médio Ave
  • Margarida Figueiredo S. de Pediatria do Centro Hospitalar do Médio Ave
  • Clara Vieira S. de Pediatria do Centro Hospitalar do Médio Ave
  • Fernanda Carvalho S. de Pediatria do Centro Hospitalar do Médio Ave

DOI:

https://doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v25.i4.10798

Palavras-chave:

sono, criança, hábitos, problemas, escolar, pré-escolar

Resumo

Introdução:A avaliação dos problemas de sono é crucial na clínica diária, devido aos potenciais problemas orgânicos e comportamentais a eles associados.

Objetivos:Avaliar os hábitos e problemas de sono em crianças em idade pré-escolar e escolar e comparar os resultados com outros estudos.

Material e métodos:Aplicação da versão portuguesa do Children’s Sleep Habits Questionnaire (CSHQ-PT) aos pais de crianças frequentadoras de infantários ou escolas primárias no concelho de Vila Nova de Famalicão.

Resultados: Foram incluídas 107 crianças pré-escolares e 122 escolares (n=229), com idade média de 6,3 anos e 54.1% eram rapazes. A prevalência de crianças que partilhavam o quarto foi de 37.3%. A hora média de deitar foi 21h:41m e de levantar 7h:20m. A duração total média de sono foi 9,7 horas, sendo maior nos pré-escolares (p<0.001). A prevalência global de problemas de sono foi 75.7% e a pontuação média total no CSHQ-PT foi 47.05, maior nos pré-escolares (p=0.001). Os pré-escolares pontuaram mais alto nos items resistência na hora de deitar (p<0,001), início do sono (p=0.046) e despertares notur- nos (p<0.001). A resistência na hora de deitar e ansiedade rela- cionada com o sono foram maiores nos filhos únicos (p=0.003). A prevalência de enurese noturna foi 7,7%, sono agitado 52.7% e bruxismo 22.2%.

Conclusão: As crianças incluídas tendem a adormecer mais tarde e dormir menos relativamente a outros estudos. Foi encontrada uma elevada prevalência de problemas de sono, principalmente em idade pré-escolar, realçando a necessidade de uma diferente abordagem deste tema na prática clínica do pediatra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Carter KA, Hathaway NE, Lettieri CF. Common Sleep Disorders in Children. Am Fam Physician 2014;89:368-77.

Silva FG, Silva CR, Braga LB, Neto AS. Hábitos e problemas de sono dos dois aos dez anos: estudo populacional. Acta Pediatr Port 2013;44:196-202.

Maia I, Pinto F. Hábitos de Sono. Nascer e Crescer 2008;17:9-12.

van Litsenburg RRl, Waumans RC, van den Berg G, Gemle RJB. Sleep habits ans sleep disturbances in Dutch children: a population-based study. Eur J Pediatr 2010;169:1009-15.

Almeida, F, Mendes C, Carvalho S, Figueiredo M, Fonseca P. Hábitos e distúrbios de sono na primeira infância. Ecos do Minho 2013;8:51-7.

Liu X, liu L, Owens J, Kaplan DL. Sleep Patterns and Sleep Problems Among School children in the United States and China. Pediatrics 2005;15:241-9.

Wang G, Xu G, Liu Z, Ma R, Zhang E. Sleep patterns and sleep disturbances among Chinese school-aged children: prevalence and associated factores. Sleep Medicine 2013;14:45-52.

Iwadare Y, Kamei Y, Oiji A, Doi Y, Usami M, Kodaira M et al. Study of sleep patterns, sleep habits, and sleep problems in Japanese elementay shcool children using the CSHQ-J. Kitasato Med J 2013;43:31-7.

Silva FG, Silva CR, Braga LB, Neto AS. Portuguese Children’s Sleep Habits Questionnaire - validation and crosse-cultural comparison. J Pediatrs (Rio Jan) 2014;90:78-84.

Canet T. Sleep-wake habits in Spanish primary school children. Sleep Med 2010;19:917-22.

Borges T, Azevedo M, Fonseca P, Torres P, Costa FM. Hábitos de Sono. Saúde Infantil 2000;22:61-8.

Mendes LR, Fernandes A, Garcia FT. Hábitos e perturbações do sono em crianças em idade escolar. Acta Pediatr Port 2004;35:341-7.

Morais S, Veiga Z, Estevão H. Habitos e perturbações do sono numa população pediátria de Coimbra. Saúde Infantil 2007;29:15-22.

Arriaga C, Brito S, Gaspar P, Luz A. Hábitos e perturbações do sono: caracterização de uma amostra pediátrica na comunidade. Acta Pediatr Port 2015; 46:367-75.

Owens JA, Spirito A, McGuinn M, Nobile C. Sleep habits and sleep disturbances in elementary shoool-aged children. J Dev Behav Pediatr 2000;21:27-36.

Nunes ML. Distúrbios do sono. Jornal de Pediatria 2002;72:S63-S72.

Busse SR e Baldini SM. Distúrbios do Sono em Crianças. Pediatria (São Paulo) 1994;16:161-6.

Iglowstein I, Jenni OG, Molinari L e Largo RH. Sleep duration from infancy to adolescence: reference values and generational trends. Pediatrics 2003;111:302-7.

National Sleep Foundation. Sleep time recommendations [consultado em 15 de março de 2016]. Disponível em http://sleepfoundation.org

Milman RP. Excessive spleepiness in Adolescents and Young Adults: Causes, Consequences and treatment strategies. Pediatrics 2005;115:1774-86.

Astill RG, Van der Heijden KB, Van Ijzendoorn MH, Van Someren EJ. Sleep, cognition, ans behavioral problems in school-age children: a century of research meta-analyzed. Psychol Bull 2012;138:1109-38.

Nixon GM, Thompson JM, Han DY, Becroft DM, Clark PM, Robinson E et al. Short sleep duration in middle childhood: risk factors and consequences. Sleep 2008 Jan;31:71-8.

Downloads

Publicado

2017-02-03

Como Citar

1.
Lopes S, Almeida F, Jacob S, Figueiredo M, Vieira C, Carvalho F. Diz-me como dormes: hábitos e problemas de sono em crianças portuguesas em idade pré-escolar e escolar. REVNEC [Internet]. 3 de Fevereiro de 2017 [citado 29 de Julho de 2024];25(4):211-6. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/nascercrescer/article/view/10798

Edição

Secção

Artigos Originais

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)