Caracterização dos hábitos de brincar, sono e comportamento em crianças em idade pré-escolar

Autores

  • Raquel Lopes Bragança Serviço de Pediatria, Centro Materno Pediátrico, Centro Hospitalar e Universitário João
  • Margarida Pinto Unidade de Saúde Familiar da Prelada, Agrupamento de Centros de Saúde Porto Ocidental
  • Mayara Nogueira Serviço de Pediatria, Centro Materno Pediátrico, Centro Hospitalar e Universitário João
  • Margarida Ferreira Serviço de Pediatria, Centro Materno Pediátrico, Centro Hospitalar e Universitário João https://orcid.org/0000-0002-8385-5041
  • Bárbara Mota Serviço de Pediatria, Centro Materno Pediátrico, Centro Hospitalar e Universitário João
  • Lara Lourenço Serviço de Pediatria, Centro Materno Pediátrico, Centro Hospitalar e Universitário João
  • Fátima Pinto

DOI:

https://doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v31.i1.21113

Palavras-chave:

brincar, comportamento, desenvolvimento, Pediatria, sono

Resumo

Introdução: Brincar é uma atividade essencial da infância. O objetivo principal deste estudo foi caracterizar os hábitos de brincar de crianças portuguesas com idades compreendidas entre os três e cinco anos. Como objetivos secundários, pretendeu avaliar-se os hábitos de sono, exposição a meios audiovisuais e comportamento das crianças, bem como a perceção dos cuidadores sobre estes estes assuntos.

Material e métodos: Estudo observacional baseado na aplicação de um questionário online a pais e cuidadores sobre aspetos sociodemográficos, hábitos de jogo, exposição a ecrãs, sono e comportamento das crianças.

Resultados: Foram recolhidos 240 questionários, 58,3% (n=140) dos quais relativos a crianças do género masculino. No total, 93,9% (n=225) das crianças frequentavam ou já tinham frequentado o jardim de infância, 56,9% (n=137) praticavam pelo menos uma atividade extracurricular, 64,4% (n=155) brincavam ao ar livre quase todos os dias e 80,9% (n=194) brincavam com pares. A maioria (68,3%, n=164) dos cuidadores brincava com as crianças diariamente, mas 95% (n=228) gostaria de o fazer mais frequentemente. A brincadeira livre foi a preferida entre as crianças (64%, n=154). A maioria das crianças (77,4%, n=186) tinha contactado com meios audiovisuais antes dos 18 meses de idade. Relativamente aos cuidadores, 89,6% (n=215) consideraram que as crianças dormiam bem, com 27,4% (n=66) a afirmar que as crianças faziam birras frequentes e 21,3% (n=51) que estas eram impulsivas ou agressivas. A maioria dos cuidadores reconheceu a importância do ato de brincar para a criança. Relativamente aos hábitos de sono, o menor foco em atividades calmas (odds ratio [OR] 4.638, intervalo de confiança [IC] 95% 1.902-11.314) e birras frequentes (OR 2.317, IC 95% 1.022-5.250) foram preditores independentes de problemas do sono.

Conclusão: A brincadeira livre, brincar frequentemente ao ar livre e brincar com outras crianças destacaram-se como fatores protetores da saúde física e mental das crianças. Contudo, a exposição inadequada a ecrãs e a sobrecarga horária com atividades estruturadas constituem uma preocupação, devendo ser abordados nas consultas de Pediatria. A aprendizagem lúdica centrada na família deve ser incentivada.

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Biografia Autor

Fátima Pinto

Posthumous work

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Publicado

2022-04-04

Como Citar

1.
Bragança RL, Pinto M, Nogueira M, Ferreira M, Mota B, Lourenço L, Pinto F. Caracterização dos hábitos de brincar, sono e comportamento em crianças em idade pré-escolar. REVNEC [Internet]. 4 de Abril de 2022 [citado 5 de Março de 2025];31(1):16-24. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/nascercrescer/article/view/21113

Edição

Secção

Artigos Originais