Caso clínico dermatológico
DOI:
https://doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v33.i1.25923Palavras-chave:
eritema da fralda, lactente, psoríaseResumo
Um rapaz de nove meses previamente saudável foi observado no Serviço de Urgência por exantema com duas semanas de evolução com início na região da fralda e progressão para o tronco, membros e face. A mãe referiu história familiar de psoríase. O lactente apresentava múltiplas pápulas e placas eritematosas na face, tronco, região da fralda e membros. Foi diagnosticada psoríase gutata e da região da fralda e iniciado tratamento tópico, com boa resposta. A psoríase é uma doença crónica, cuja apresentação clínica pode ocorrer em qualquer idade. Em idade pediátrica, é comum a existência de história familiar e a psoríase gutata ou da região da fralda são apresentações típicas. Por vezes, a psoríase da região da fralda progride rapidamente para uma forma disseminada com envolvimento típico da face. O diagnóstico é clínico e deve ser diferenciado de outras causas mais comuns de exantema e dermatite da fralda em lactentes.
Downloads
Referências
Relvas M, Torres T. Pediatric Psoriasis. Am J Clin Dermatol. 2017; 18:797-811.
Hoeger P, Kinsler V, Yan A. Harper’s Textbook of Pediatric Dermatology. 4th. John Wiley & Sons Ltd; 2020. p 343–75.
Paller A, Mancini A. Hurwitz Clinical Pediatric Dermatology. 5th. Elsevier Inc; 2016. p 73-84.
Kliegman R, St Geme J, Blum N, Tasker R, Shah S, Wilson K, et al. Nelson Textbook of Pediatrics. 21st. Elsevier Inc; 2020. p 3501-3.
Mahé E. Childhood psoriasis. Eur J Dermatol. 2016; 26(6):537-48.
Fölster-Holst R. Differential diagnoses of diaper dermatitis. Pediatric Dermatology. 2018; 35:s10–s18.
Kravvas G, Gholam K. Use of topical therapies for pediatric psoriasis: A systematic review. Pediatric Dermatology. 2018; 1-7.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Bárbara Leal, Daniela Ribeiro, Catarina Matos, Sónia Coelho
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Copyright e Direitos dos Autores
Todos os artigos publicados na Revista Nascer e Crescer – Birth and Growth Medical Journal são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a Nascer e Crescer – Birth and Growth Medical Journal rege-se pelos termos da licença Creative Commons "Atribuição - Uso Não-Comercial - (CC-BY-NC)"".
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc. de outras publicações.
Juntamente com a submissão do artigo, os autores devem enviar a Declaração de conflito de interesses e formulário de autoria. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons.