Dificuldades alimentares em crianças com menos de seis anos – Caracterização da consulta de pedopsiquiatria
DOI:
https://doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v32.i3.26966Palavras-chave:
dificuldade alimentar, pedopsiquiatria, perturbação do comportamento alimentar, primeira infância, saúde mentalResumo
Introdução: As dificuldades alimentares na primeira infância estão entre as principais queixas dos pais e podem refletir características intrínsecas da criança ou um problema relacional. Estas dificuldades estão associadas a problemas subsequentes no desenvolvimento da criança, como problemas comportamentais, défices cognitivos e perturbações do comportamento alimentar.
Materiais e Métodos: Foi realizada uma análise retrospetiva e descritiva dos dados sociodemográficos e clínicos de crianças com menos de seis anos de idade avaliadas em primeira consulta de Pedopsiquiatria de um hospital terciário por dificuldades alimentares entre janeiro de 2019 e maio de 2021. Crianças com diagnóstico ou suspeita de perturbação do espetro do autismo foram excluídas.
Resultados: De um total de 647 crianças avaliadas, 57 (8,81%) foram classificadas como tendo dificuldades ou problemas alimentares. A mediana de idades foi de 24,5 meses. A seletividade alimentar foi o problema alimentar mais comum (45,6%), seguida de dificuldades na autorregulação durante as refeições (43,9%) e apetite reduzido (33,3%). Vinte e um por cento das mães apresentava antecedentes de perturbação depressiva e 7% apresentava antecedentes de perturbação de ansiedade. Quarenta e nove por cento das crianças incluídas no estudo apresentava padrões de interação com o cuidador principal preocupantes ou perturbados. Em 54% das crianças, a orientação terapêutica mais comum foi psicoterapia criança-cuidador.
Conclusões: É necessária deteção e intervenção precoce para crianças com dificuldades alimentares. As perturbações alimentares são comuns na primeira infância e deve ser sempre considerada uma abordagem multidisciplinar das mesmas, uma vez que podem ter impacto em vários domínios do desenvolvimento e saúde da criança.
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