AS CRIANÇAS E A EXPOSIÇÃO AOS MEDIA
DOI:
https://doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v24.i0.9430Resumo
Introdução: As crianças passam várias horas a ver televisão (TV), jogar jogos de vídeo e navegar na internet. Os benefícios dos media são vastos, mas existem potenciais riscos, pelo que há recomendações específicas sobre esta matéria.
Objetivo: Conhecer a situação de uma amostra de crianças portuguesas quanto à sua exposição aos media.
Metodologia: Estudo transversal, observacional e analítico, selecionando uma amostra de conveniência na Consulta de Saúde Infantil e Juvenil de uma Unidade de Saúde Familiar. Recolhemos os dados através de um questionário aos pais de crianças entre 4 meses (M) e 18 anos (A). Excluímos dados insuficientes.
Resultados: Incluímos 126 inquéritos, realizados a pais de crianças entre 4M-18A, média de idades 85±59M, 56% sexo masculino. Uma percentagem significativa das crianças foi exposta a mais de 2horas (h) por dia, à semana e fim-de-semana respetivamente, de TV (16% vs. 50%), computador (10% vs. 22%) e jogos de vídeo (6% vs. 16%). Um número considerável de crianças com menos de 2A (n=6-21% vs. n=9-32%) vê ≥1h de TV por dia à semana e fim-de-semana, respetivamente. Referiram utilizar a TV ligada ou tablet às refeições 69%. Uma percentagem considerável têm TV (62%), computador (34%) e jogos de vídeo (21%) no quarto, o que se associou a uma maior utilização desses dispositivos (p70% revelaram preocupação com a vigilância do conteúdo visionado. Para decidir se um programa de TV ou jogo de vídeo é adequado 26% e 48%, respetivamente, aplicam a classificação atribuída ao mesmo. Em relação às recomendações de exposição para crianças com idade inferior e superior a 2A, 37% e 90% dos pais, respetivamente, responderam corretamente.
Conclusão: A exposição aos media é cada vez maior e ocorre em idades cada vez mais precoces. O Pediatra deve incorporar perguntas relativas aos media nas consultas, permitindo focalizar-se em pontos de preocupação como o tempo de exposição, o seu uso no quarto e refeições e aconselhar os pais, que no nosso estudo pareceram estar mais sensibilizados acerca desta temática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Copyright e Direitos dos Autores
Todos os artigos publicados na Revista Nascer e Crescer – Birth and Growth Medical Journal são de acesso aberto e cumprem os requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros a Nascer e Crescer – Birth and Growth Medical Journal rege-se pelos termos da licença Creative Commons "Atribuição - Uso Não-Comercial - (CC-BY-NC)"".
É da responsabilidade do autor obter permissão para reproduzir figuras, tabelas, etc. de outras publicações.
Juntamente com a submissão do artigo, os autores devem enviar a Declaração de conflito de interesses e formulário de autoria. Será enviado um e-mail ao autor correspondente, confirmando a receção do manuscrito.
Os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados e de acordo com a licença Creative Commons.