Estudo PaSeFi: o que ensinam os pais sobre sexualidade aos seus filhos

Autores

  • Carla Ferreira Serviço de Pediatria, Hospital da Senhora da Oliveira
  • Helena Ferreira Serviço de Pediatria, Hospital da Senhora da Oliveira
  • Marta Alves Serviço de Pediatria, Hospital da Senhora da Oliveira
  • Cláudia Tavares Serviço de Pediatria, Hospital da Senhora da Oliveira
  • Liliana Macedo Serviço de Pediatria, Hospital da Senhora da Oliveira
  • Ângela Dias Serviço de Pediatria, Hospital da Senhora da Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.25753/BirthGrowthMJ.v26.i3.9946

Palavras-chave:

Criança, educação sexual, idade pré-escolar, sexualidade

Resumo

Introdução: O desenvolvimento sexual da criança é um processo fisiológico, influenciado pela idade, pelo que vivencia e lhe é ensinado. Assim, quem participa ativamente na sua educação deve estar consciencializado da pertinência do tema.
Objetivos: Caracterizar a educação sexual (ES) realizada a crianças de seis e sete anos.
Material e métodos: Estudo de base comunitária, observacional e transversal dirigido a pais de crianças com 6/7 anos de idade. Aplicou-se um questionário de autopreenchimento, com questões sociodemográficas e de caracterização da ES das crianças, a partir das quais foi efetuada uma escala com o objetivo de avaliar a envolvência dos pais na ES dos filhos, que foi tanto maior, quanto maior for a cotação obtida (máximo 33). A analise estatística dos dados utilizou o programa informático Statistical Package for the Social Sciences® (SPSS), versão 22.0.
Resultados: Obtiveram-se questionários de 127 pais, com idade média de 38 anos e predomínio de respostas maternas. Procuraram obter conhecimentos acerca da sexualidade dos seus filhos apenas 22% dos pais, e destes 1/3 fê-lo junto de um médico. Apesar de 91,2% dos pais referirem sentir-se confortáveis para falar de sexualidade com os seus filhos, 62,9% nunca o fez, principalmente por considerarem ser precoce. Quando abordada, a iniciativa partiu maioritariamente da criança. A reprodução humana e as diferenças entre sexos foram abordadas, exclusivamente em casa, em 55,8% e 35,5% dos casos, respetivamente. Foi iniciativa dos pais a abordagem de comportamentos de exploração do corpo adequados aos domínios público/privado (88,5%) e de comportamentos inadequados por terceiros à exploração do corpo da criança (97%). A cotação média da escala que traduz a ES das crianças e a envolvência parental foi 13,7±5,18, havendo diferença entre a cotação obtida pelas mães (14,5±5,3) e pais (12,6±4,9) (p<0,05).
Conclusões: Os resultados evidenciam que os pais não priorizam esta vertente do desenvolvimento infantil, aspeto reiterado pela abordagem pouco frequente de temas relativos à ES no seio familiar, por iniciativa dos pais.

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Biografias Autor

Carla Ferreira, Serviço de Pediatria, Hospital da Senhora da Oliveira

interna Pediatria Hospital Sra Oliveira -  Guimarães

Cláudia Tavares, Serviço de Pediatria, Hospital da Senhora da Oliveira

Assistente de pediatria médica, Serviço de Pediatria, Hospital da Senhora da Oliveira, Guimarães

Liliana Macedo, Serviço de Pediatria, Hospital da Senhora da Oliveira

Assistente de pediatria médica, Serviço de Pediatria, Hospital da Senhora da Oliveira, Guimarães

Referências

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Publicado

2017-11-21

Como Citar

1.
Ferreira C, Ferreira H, Alves M, Tavares C, Macedo L, Dias Ângela. Estudo PaSeFi: o que ensinam os pais sobre sexualidade aos seus filhos. REVNEC [Internet]. 21 de Novembro de 2017 [citado 19 de Julho de 2024];26(3):164-70. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/nascercrescer/article/view/9946

Edição

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