O impacto do isolamento devido à COVID-19 em estudantes de enfermagem

Autores

  • Cláudia Augusto Universidade do Minho, Escola Superior de Enfermagem, Braga, Portugal; Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0001-5450-7307
  • Maria Manuela Machado Universidade do Minho, Escola Superior de Enfermagem, Braga, Portugal; Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0003-2867-435X
  • Rui Novais Universidade do Minho, Escola Superior de Enfermagem, Braga, Portugal https://orcid.org/0000-0003-4520-400X
  • Goreti Mendes Universidade do Minho, Escola Superior de Enfermagem, Braga, Portugal; Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0003-4035-3743
  • Silvana Martins Universidade do Minho, Escola Superior de Enfermagem, Braga, Portugal; Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0003-3791-3236
  • Fernando Petronilho Universidade do Minho, Escola Superior de Enfermagem, Braga, Portugal; Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0002-3903-9100

DOI:

https://doi.org/10.12707/RVI22041

Palavras-chave:

COVID-19, estudantes de enfermagem, isolamento social, ansiedade, aprendizagem

Resumo

Enquadramento: A pandemia de COVID-19 exigiu a implementação de medidas de isolamento nos casos de alto risco de doença.

Objetivo: Avaliar o impacto do isolamento sobre a ansiedade, a satisfação com o apoio percebido, a aprendizagem e o aproveitamento escolar, de estudantes de enfermagem da região norte de Portugal.

Metodologia: Estudo exploratório e quantitativo, realizado com 56 estudantes em isolamento devido à COVID-19. Foi aplicado um questionário de autopreenchimento para avaliação da evolução da ansiedade, da satisfação com o apoio percebido, ao nível pedagógico, emocional e do Serviço Nacional de Saúde e do impacto do isolamento na aprendizagem e aproveitamento escolar.

Resultados: Foram reportados níveis de ansiedade com significado clínico. Foi referido maior satisfação com o apoio da instituição de ensino e menor com o Serviço Nacional de Saúde. A ausência às atividades letivas teve impacto negativo na aprendizagem e no aproveitamento escolar.

Conclusão: O isolamento dos estudantes teve impacto na ansiedade e na aprendizagem. A saúde mental dos estudantes deve ser promovida pelas instituições de ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alomari, A., Hunt, L., Lord, H., Halcomb, E., Fernandez, R., Middleton, R., & Moxham, L. (2021). Understanding the support needs of Australian nursing students during COVID-19: A cross-sectional study. Contemporary Nurse, 57(3–4), 258–268. https://doi.org/10.1080/10376178.2021.1997147

Chen, C. J., Chen, Y. C., Sung, H. C., Hsieh, T. C., Lee, M. S., & Chang, C. Y. (2015). The prevalence and related factors of depressive symptoms among junior college nursing students: A cross-sectional study. Journal of Psychiatric and Mental Health Nursing, 22(8), 590-598. https://doi.org/10.1111/jpm.12252

Mata, L. R., Pessalacia, J. D., Kuznier, T. P., Neto, P. K., Moura, C., & Santos, F. R. (2021). Daily lives of university students in the health area during the beginning of the Covid-19 pandemic in Brazil. Investigacion y Educacion En Enfermeria, 39(3), e07. https://doi.org/10.17533/udea.iee.v39n3e07

Faro, A., Bahiano, M. A., Nakano, T. C., Reis, C., Silva, B. F., & Vitti, L. S. (2020). COVID-19 e saúde mental: A emergência do cuidado. Estudos de Psicologia, 37, 1–14, e200074. https://doi.org/10.1590/1982-0275202037E200074

Idris, F., Zulkipli, I. N., Abdul-Mumin, K. H., Ahmad, S. R., Mitha, S., Rahman, H. A., Rajabalaya, R., David, S. R., & Naing, L. (2021). Academic experiences, physical and mental health impact of COVID-19 pandemic on students and lecturers in health care education. BMC Medical Education, 21(1), 542. https://doi.org/10.1186/s12909-021-02968-2

Kochuvilayil, T., Fernandez, R. S., Moxham, L. J., Lord, H., Alomari, A., Hunt, L., Middleton, R., & Halcomb, E. J. (2021). COVID-19: Knowledge, anxiety, academic concerns and preventative behaviours among Australian and Indian undergraduate nursing students: A cross-sectional study. Journal of Clinical Nursing, 30(5–6), 882-891. https://doi.org/10.1111/jocn.15634

Laranjeira, C., Dixe, M. A., Valentim, O., Charepe, Z., & Querido, A. (2022). Mental health and psychological impact during covid-19 pandemic: An online survey of Portuguese higher education students. International Journal of Environmental Research and Public Health, 19(1), 337. https://doi.org/10.3390/IJERPH19010337

Li, H. Y., Cao, H., Leung, D. Y., & Mak, Y. W. (2020). The psychological impacts of a COVID-19 outbreak on college students in China: A longitudinal study. International Journal of Environmental Research and Public Health, 3933(17), 1–11. https://doi.org/10.3390/ijerph17113933

Ponciano, E., Vaz Serra, A., & Relvas, J. (1982). Aferição da escala de auto-avaliação de ansiedade, de Zung, numa amostra de população Portuguesa-I: Resultados da aplicação numa amostra de população normal. Psiquiatria Clínica, 3(4), 191–202.

Savitsky, B., Findling, Y., Ereli, A., & Hendel, T. (2021). Nursing students in crisis mode: Fluctuations in anxiety during the COVID-19-related lockdown. Nurse Educator, 46(3), e33-e38. https://doi.org/10.1097/NNE.0000000000000955

Silva, M., Marques, G., Reis, A., Lourenço, T., Abreu-Figueiredo, R., Gonçalves, M., & Santos, M. (2021). Bem-estar psicológico e coping em estudantes de enfermagem durante a quarentena pela COVID-19. Revista de Enfermagem Referência, 5(8 supl), e20211. https://doi.org/10.12707/RV20211

Takagi, Y., Sakai, Y., Abe, Y., Nishida, S., Harrison, B. J., Martínez-Zalacaín, I., Soriano-Mas, C., Narumoto, J., & Tanaka, S. C. (2018). A common brain network among state, trait, and pathological anxiety from whole-brain functional connectivity. NeuroImage, 172, 506–516. https://doi.org/10.1016/j.neuroimage.2018.01.080

Tran, V. T., Riveros, C., Clepier, B., Desvarieux, M., Collet, C., Yordanov, Y., & Ravaud, P. (2022). Development and validation of the long Coronavirus Disease (COVID) symptom and impact tools: A set of patient-reported instruments constructed from patients’ lived experience. Clinical Infectious Diseases : An Official Publication of the Infectious Diseases Society of America, 74(2), 278-287. https://doi.org/10.1093/cid/ciab352

Wong, J. G., Cheung, E. P., Cheung, V., Cheung, C., Chan, M. T., Chua, S. E., McAlonan, G. M., Tsang, K. W., & Ip, M. S. (2004). Psychological responses to the SARS outbreak in healthcare students in Hong Kong. Medical Teacher, 26(7), 657–659. https://doi.org/10.1080/01421590400006572

Xavier, B., Camarneiro, A. P., Loureiro, L., Menino, E., Cunha-Oliveira, A., & Monteiro, A. P. (2020). Impact of covid-19 on the family, social, and academic dynamics of nursing students in Portugal. Revista de Enfermagem Referência, 5(4), e20104. https://doi.org/10.12707/RV20104

Yazici, H. G., & Ökten, Ç. (2022). Nursing students’ clinical practices during the COVID-19 pandemic: Fear of COVID-19 and anxiety levels. Nursing Forum, 57(2), 298-304. https://doi.org/10.1111/nuf.12680

Zhai, Y., & Du, X. (2020). Mental health care for international Chinese students affected by the COVID-19 outbreak. The Lancet Psychiatry, 7(4), e22. https://doi.org/10.1016/S2215-0366(20)30089-4

Žilinskas, E., Žulpaite, G., Puteikis, K., & Viliuniene, R. (2021). Mental health among higher education students during the covid-19 pandemic: A cross-sectional survey from lithuania. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(23),12737. https://doi.org/10.3390/ijerph182312737

Zukhra, R. M., Nauli, F. A., & Konadi, A. (2021). Anxiety among nursing students during the Covid-19 pandemic: A web-based cross-sectional survey. Enfermeria Clinica, 31(sup 4), 580-582. https://doi.org/10.1016/j.enfcli.2021.04.016

Zung, W. W. (1971). A rating instrument for anxiety disorders. Psychosomatics, 12(6), 371–379. https://doi.org/10.1016/S0033-3182(71)71479-0

Publicado

2023-04-24

Como Citar

Augusto, C. ., Machado, M. M. ., Novais, R. ., Mendes, G. ., Martins, S., & Petronilho, F. . (2023). O impacto do isolamento devido à COVID-19 em estudantes de enfermagem. Revista De Enfermagem Referência, 6(2, Supl. 1), 1–7. https://doi.org/10.12707/RVI22041

Edição

Secção

Artigos de Investigação