Atividades de extensão em enfermagem: Medidas excecionais em tempos de pandemia por COVID-19

Autores

  • Maria Conceição Gonçalves Marques Alegre Sá Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0003-4095-8822
  • Elaine Santos Santana Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0002-5550-8018
  • João Luís Alves Apóstolo Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Coimbra, Portugal; Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Coimbra, Portugal; Centre for Evidence Based Practice: A JBI Centre of Excellence (PCEBP), Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0002-3050-4264
  • Paulo Joaquim Pina Queirós Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Coimbra, Portugal; Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0003-1817-612X
  • Rosa Carla Gomes Silva Centre for Evidence Based Practice: A JBI Centre of Excellence (PCEBP), Coimbra, Portugal; Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS), Escola Superior de enfermagem do Porto, Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0002-3947-7098

DOI:

https://doi.org/10.12707/RVI22049

Palavras-chave:

enfermagem, educação superior, aprendizagem, extensão comunitária, pandemia COVID-19

Resumo

Enquadramento: A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, ciente do valor das unidades de extensão na articulação do tripé Ensino-Investigação-Extensão tem na sua estrutura a Unidade de Prestação de Serviços à Comunidade e Coordenação das Atividades de Extensão na Comunidade
(UPSCCAEC).

Objetivo: Descrever o trabalho desenvolvido pela UPSCCAEC em 2019 e 2020, destacando a sua capacidade adaptativa mediante a pandemia pela COVID-19.

Principais tópicos em análise: Utilizaram-se como fonte de dados os relatórios de atividades realizadas no contexto da UPSCCAEC nos anos civis de 2019 e 2020, e realizou-se a comparação com achados nos dois anos, os quais foram discutidos à luz do referencial teórico disponível, considerando a pandemia COVID-19 e o impacte a nível das Instituições do Ensino Superior (IES) em seus processos formativos, de investigação e extensão.

Conclusão: A atividade da UPSCCAEC nos referidos anos contribuiu para a afirmação da instituição, do desenvolvimento académico, e constituiu recurso de excelência na resposta aos atuais desafio da sociedade, particularmente num período caracterizado por enorme turbulência resultante da pandemia COVID-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Amado, J. D. (2017). A importância dos serviços de extensão no ensino de enfermagem: A experiência do centro de enfermagem da católica [Tese de doutoramento]. Universidade Católica Portuguesa.

Brito, H. R., Alves, E. D., Cruz, E. R., Carneiro, S. V., Bezerra, M. D., Carvalho, M. M., Câmara, C. M., Vidal, A. A., & Carneiro, S. N. (2021). Extensão universitária e ensino em saúde: Impactos na formação discente e na comunidade. Brazilian Journal of Development, 7(3), 29895-29918. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-622

Brito, I. (2018). Participatory health research in the education of health and social work professionals. Participatory Health Research, 41-54. https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-319-92177-8_4

Brito, I. S., Martins, M. E., Daher, D. V., Saboia, V. M., Acioli, S., & Berardinelli, L. M. (2017). Desafios e resultados da pesquisa-ação participativa no campo da promoção da saúde e da enfermagem. Revista Estreiadiálogos, 2(2),12- 26. https://www.estreiadialogos.com/_files/ugd/eb8d33_f15e9ef329c547b09c45260f5324ba9f.pdf

Camargo, R. A., & Bocca, M. F. (2019). Mercados institucionais para a agricultura familiar e a extensão universitária. Revista Ciência em Extensão, 15(4), 47-66. https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1827/2330

Cardoso, M. L., Louçano, C. C., Cardoso, D. F., Silva. R. C., & Rodrigues, M. A. (2022). Rotações de iniciação à investigação: Programa de iniciação à investigação para estudantes de licenciatura. Revista de Enfermagem Referência, 5(9), e21021. https://doi.org/10.12707/RV21021

Cavalcante, Y. A., Carvalho, M. T., Fernandes, N. T., Teixeira, L. C., Moita, S. D., Vasconcelos, J., & Moreira, A. C. (2019). Extensão universitária como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem na formação do enfermeiro. Revista Kairós-Gerontologia, 22(1), 463-475. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p463-475

Conceição, M. B., Morgado, E. M., Silva, L. L., & Barros, V. F. (2020). Artes, educação e extensão à comunidade. Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade, 13(1), 1-9. http://dx.doi.org/10.14571/brajets.v13.n1.1-9

Costa, C. C. (2020). Projeto de extensão “enriquecimento da aprendizagem para o desenvolvimento de habilidades”: Uma presença próxima, mesmo em tempos de pandemia. Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão, 4(7), 15-22. http://periodicos.pucminas.br/index.php/conecte-se/article/view/23373/16667

Diniz, E. G., Silva, A. M., Nunes, P. H., Franca, W. W., Rocha, J. V., Silva, D. V., Santos, V. H., Araújo, H. D., Albuquerque, M. C., & Lima A. A. (2020). A extensão universitária frente ao isolamento social imposto pela COVID-19. Brazilian Journal of Development, 6(9),72999-73010. https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-669

Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. (2020). Manual da qualidade versão 1.4.

Ferreira, F. R., Ferreira, É. M., & Vaz, D. V. (2021). Extensão universitária na interface virtual: Estratégias de aprimoramento docente e discente do curso de fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Medicina (Ribeirão Preto), 54(Supl 1). https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2021.184783

Freire, P. (2006). Pedagogia do oprimido (43ª ed.). Paz e Terra.

Gadotti, M. (2017). Extensão universitária: Para quê. Instituto Paulo Freire, 15, 1-18. https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Extens%C3%A3o_Universit%C3%A1ria_-_Moacir_Gadotti_fevereiro_2017.pdf

Moraes, A., Guariente, M. H., Garanhani, M. L., & Carvalho, B. G. (2018). A formação do enfermeiro em pesquisa na graduação: Percepções docentes. Revista Brasileira de Enfermagem, 71(Supl 4), 1556-1563. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0511

Nobre, R. S., Moura, J. R., Brito, G. R., Guimarães, M. R., & Silva, A. R. (2017). Vivenciando a extensão universitária através de ações de educação em saúde no contexto escolar. Revista de APS, 20(2), 288-292. https://doi.org/10.34019/1809-8363.2017.v20.15703

Silva, A. R. (2020). Oportunidades para extensão universitária nos tempos de pandemia-COVID-19. Revista Práticas Em Extensão, 4(1), 40-41. https://ppg.revistas.uema.br/index.php/praticasemextensao/article/view/2181/1603

Silva, M. B., Silva, R. A., Silva, M. L., Silva, J. M., Andrade, J. L., Brito, M. I., & Lopes, K. A. (2018). Ações de educação em saúde no combate às arboviroses. Revista de Extensão da UPE, 3(1), 5-9. https://doi.org/10.56148/2675-2328reupe.v3n1.240.pp5-9

Silva, W. P. (2020). Extensão universitária. Revista Extensão & Sociedade, 11(2), 21-32. https://doi.org/10.21680/2178-6054.2020v-11n2ID22491

United Nations. (2020). Take action for the sustainable development goals. https://www.un.org/sustainabledevelopment/sustainable-deExvelopment-goals/

Publicado

2023-07-05

Como Citar

Sá, M. C. G. M. A., Santana, E. S. ., Apóstolo, J. L. A. ., Queirós, P. J. P. ., & Silva, R. C. G. . (2023). Atividades de extensão em enfermagem: Medidas excecionais em tempos de pandemia por COVID-19. Revista De Enfermagem Referência, 6(2), 1–10. https://doi.org/10.12707/RVI22049

Edição

Secção

Artigos Teóricos/Ensaios