Lifelong learning entre profissionais de enfermagem: Desafios contemporâneos

Autores

  • Thuê Camargo Ferraz Ornellas Universidade Estadual de Campinas, Escola de Enfermagem School of Nursing of the State University of Campinas (UNICAMP), Centro Universitário de Itapira, Itapira, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7876-6805
  • Maria Monteiro Universidade Estadual de Campinas, Escola de Enfermagem School of Nursing of the State University of Campinas (UNICAMP), Centro Universitário de Itapira, Itapira, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6004-8378

DOI:

https://doi.org/10.12707/RVI22055

Palavras-chave:

aprendizagem, enfermagem, educação em enfermagem, educação continuada, tecnologia da informação, informática em enfermagem

Resumo

Enquadramento: A construção do processo educativo deve ocorrer de forma ininterrupta na trajetória de vida profissional

Objetivo: Refletir sobre os desafios da aprendizagem ao longo da vida (lifelong learning) de profissionai de enfermagem no mundo contemporâneo.

Principais tópicos em análise: avanços na prática de enfermagem depende da incorporação de conhecimentos, envolvendo aspetos profissionais, pessoais, culturais e socioeconómicos. Importantes mudanças no saber teórico e prático, exigem maior complexidade nas ações e serviços assistenciais, exigindo dos enfermeiros, aprendizagem para o ajustamento contínuo às novas tecnologias. O processo educativo e a aprendizagem perpassam diferentes gerações, com características e interesses diversos. Enfermeiros precisam de gerir de forma ativa os seus próprios conhecimentos, habilidades e atitudes, compatibilizando exigências e desafios profissionais com qualidade de vida.

Conclusão: O profissional inovador reúne habilidades técnicas e comportamentais. O principal desafio é a articulação entre ambiente de trabalho, contexto social e estratégias educacionais, potencializando o sucesso na aprendizagem, resultando em práticas seguras prestadas aos pacientes e à coletividade, colaborando para o alcance da saúde universal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Andrade, K., Cortez, E., Pereira, A., & Castro, J. (2020). A implantação do programa de educação permanente em saúde: Uma contribuição para o fortalecimento do SUS. Debates em Educação, 12(26), 97. https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p97-108

Bindon, S. (2017). Professional development strategies to enhance nurses’ knowledge and maintain safe practice. AORN Journal, 106(2), 99-110. https://doi.org/10.1016/j.aorn.2017.06.002

Departamento de Gestão da Educação na Saúde. (2018). Política nacio nal de educação permanente em saúde: O que se tem produzido para o seu fortalecimento. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_permanente_saude_fortalecimento.pdf

Butcher, D., & Bruce, A. (2015). Nurses and lifelong learning: Creating “makers and shapers” or “users and choosers”? Nursing Forum, 51(2), 97-104. https://doi.org/10.1111/nuf.12126

Cassiani, S., & Lira Neto, J. (2018). Nursing perspectives and the “nursing now” campaign. Revista Brasileira de Enfermagem, 71(5), 2351-2352. https://doi.org/10.1590/0034-7167.2018710501

Cassiani, S., Wilson, L., Mikael, S., Peña, L., Grajales, R., McCreary, L., Theus, L., Agudelo, M. C., Felix, A. S., Uriza, J. M., & Gutierrez, N. R. (2017). The situation of nursing education in Latin America and the Caribbean towards universal health. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 25, e2913. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2232.2913

Chakkaravarthy, K., Ibrahim, N., Mahmud, M., & Venkatasalu, M. (2018). Predictors for nurses and midwives’ readiness towards self-directed learning: An integrated review. Nurse Education Today, 69, 60-66. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2018.06.030

Gamhewage, G., Mylonas, C., Mahmoud, M., & Stucke, O. (2022). Developing the first-ever global learning strategy to frame the future of learning for achieving public health goals. Journal of Oral Biology and Craniofacial Research, 12(1), 74-76. https://doi.org/10.1016/j.jobcr.2021.09.016

Haukedal, T., Reierson, I., Hedeman, H., & Bjørk, I. (2018). The impact of a new pedagogical intervention on nursing students’ knowledge acquisition in simulation-based learning: A quasi-experimental study. Nursing Research and Practice, 2018, 1-10. https://doi.org/10.1155/2018/7437386

International Labour Organization. (2019). ILO centenary declaration for the future of work, 2019. https://www.ilo.org/global/about-the-ilo/mission-and-objectives/centenary-declaration/lang--en/index.htm

Kaneko, R., & Lopes, M. (2019). Realistic health care simulation scenario: What is relevant for its design? Revista da Escola de Enfermagem da USP, 53, e03453. https://doi.org/10.1590/s1980-220x2018015703453

Mishima, S., Aiub, A., Rigato, A., Fortuna, C., Matumoto, S., Ogata, M., Silva, M. V., & Nogueira, A. C. (2015). Managers’ perspec on continuous health education in a region of São Paulo State. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 49(4), 665-673. https://doi.org/10.1590/s0080-623420150000400018

Oliveira, J., Pires, D., Alvarez, Â., Sena, R., Medeiros, S., & Andrade, S. (2018). Trends in the job market of nurses in the view of managers. Revista Brasileira de Enfermagem, 71(1), 148-155. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0103

Oliveira, L., Díaz, L., Carbogim, F., Rodrigues, A., & Püschel, V. (2016). Effectiveness of teaching strategies on the development of critical thinking in undergraduate nursing students: A meta-analysis. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 50(2), 355-364. https://doi.org/10.1590/s0080-623420160000200023

Peixoto, L., Gonçalves, L., Costa, T., Tavares, C., Cavalcanti, A., & Cortez, E. (2013). Educación permanente, continuada y de servicio: Desvelando sus conceptos. Enfermería Global, 12(29), 324-340. https://scielo.isciii.es/pdf/eg/v12n29/pt_revision1.pdf

Qalehsari, M., Khaghanizadeh, M., & Ebadi, A. (2017). Lifelong learning strategies in nursing: A systematic review. Electronic Physician, 9(10), 5541-5550. https://doi.org/10.19082/5541

Rouleau, G., Gagnon, M., Côté, J., Payne-Gagnon, J., Hudson, E., Bouix-Picasso, J., & Dubois, C. (2017). Effects of e-learning in a continuing education context on nursing care: A review of systematic qualitative, quantitative and mixed studies reviews (protocol). BMJ Open, 7(10), e018441. https://doi.org/10.1136/bmjopen-2017-018441

Rouleau, G., Gagnon, M.-P., Côté, J., Payne-Gagnon, J., Hudson, E., Dubois, C.-A., & Bouix-Picasso, J. (2019). Effects of e-learning in a continuing education context on nursing care: Systematic review of systematic qualitative, quantitative, and mixed-studies reviews. Journal of Medical Internet Research, 21(10), e15118. https://doi.org/10.2196/15118

Silva, G. (2020). Interprofessional education and faculty training in health. Revista de Enfermagem Referência, 4(1), 1-4. https://web.esenfc.pt/v02/pa/conteudos/downloadArtigo.php?id_ficheiro=2776&codigo=

World Health Organization (WHO). (2022). Learning Strategy. https://www.who.int/about/who-academy/learning-strategy

Publicado

2023-06-20

Como Citar

Ornellas, T. C. F. ., & Monteiro, M. . (2023). Lifelong learning entre profissionais de enfermagem: Desafios contemporâneos. Revista De Enfermagem Referência, 6(2), 1–7. https://doi.org/10.12707/RVI22055

Edição

Secção

Artigos Teóricos/Ensaios