Lifelong learning entre profissionais de enfermagem: Desafios contemporâneos
DOI:
https://doi.org/10.12707/RVI22055Palavras-chave:
aprendizagem, enfermagem, educação em enfermagem, educação continuada, tecnologia da informação, informática em enfermagemResumo
Enquadramento: A construção do processo educativo deve ocorrer de forma ininterrupta na trajetória de vida profissional
Objetivo: Refletir sobre os desafios da aprendizagem ao longo da vida (lifelong learning) de profissionai de enfermagem no mundo contemporâneo.
Principais tópicos em análise: avanços na prática de enfermagem depende da incorporação de conhecimentos, envolvendo aspetos profissionais, pessoais, culturais e socioeconómicos. Importantes mudanças no saber teórico e prático, exigem maior complexidade nas ações e serviços assistenciais, exigindo dos enfermeiros, aprendizagem para o ajustamento contínuo às novas tecnologias. O processo educativo e a aprendizagem perpassam diferentes gerações, com características e interesses diversos. Enfermeiros precisam de gerir de forma ativa os seus próprios conhecimentos, habilidades e atitudes, compatibilizando exigências e desafios profissionais com qualidade de vida.
Conclusão: O profissional inovador reúne habilidades técnicas e comportamentais. O principal desafio é a articulação entre ambiente de trabalho, contexto social e estratégias educacionais, potencializando o sucesso na aprendizagem, resultando em práticas seguras prestadas aos pacientes e à coletividade, colaborando para o alcance da saúde universal.
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