Avaliação do programa de Primeiros Socorros em Saúde Mental em estudantes de licenciatura em enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12707/RIV18087

Palavras-chave:

literacia saúde mental, depressão, jovens, enfermagem, primeiros socorros

Resumo

Enquadramento: O programa educacional de Primeiros Socorros em Saúde Mental (PSSM®), tem o potencial de aumentar a literacia em saúde mental, reduzir o estigma pessoal e consciencializar os indivíduos em prol da saúde mental.

Objetivo: Avaliar o impacto do programa de PSSM, na literacia em saúde mental dos estudantes de enfermagem.

Metodologia: Estudo pré-experimental, com desenho de grupo único, avaliação pré e pós intervenção, aplicado a uma amostra de 46 estudantes do curso de licenciatura em enfermagem. O instrumento de colheita de dados utilizado foi o Questionário de Avaliação da Literacia em Saúde Mental (QuALiSMental). Os dados foram analisados com recurso aos softwares IBM SPSS Statistics V24.0 e G-Power 3.1.

Resultados: Os estudantes, no fim da frequência do programa, revelaram uma melhoria em todas as componentes da literacia em saúde mental acerca da depressão, aumentando ainda a confiança para prestar primeiros socorros.

Conclusão: O programa evidencia ser uma ferramenta adequada para o incremento da literacia em saúde mental dos estudantes de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Associação Americana de Psiquiatria. (2006). DSM-IV-TR: Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais. Lisboa, Portugal: Artmed.

Bond, K. S., Jorm, A. F., Kitchener, B. A., & Reavley, N. J. (2015). Mental health first aid training for Australian medical and nursing students: an evaluation study. BMC Psychology, 3. doi: 10.1186/s40359-015-0069-0

Burns, S., Crawford, G., Hallett, J., Hunt, K., Chih, H., & Tilley, P. (2017). What’s wrong with John? A randomised controlled trial of Mental Health First Aid (MHFA) training with nursing students. BMC Psychiatry, 17(1), 111. doi: 10.1186/s12888-017-1278-2

Campbell, D. T., & Stanley, J. C. (2005). Diseños experimentales y cuasiexperimentales en la investigación social (9.ª ed). Buenos Aires, Argentina: Amorrortu.

Cohen, J. (1988). Statistical power analysis for the behavioral sciences. New Jersey, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.

Hadlaczky, G., Hökby, S., Mkrtchian, A., Carli, V., & Wasserman, D. (2014). Mental health first aid is an effective public health intervention for improving knowledge, attitudes, and behaviour: A meta-analysis. International Review of Psychiatry, 26(4), 467–475.doi: 10.3109/09540261.2014.924910

Jorm, A. (2000). Mental health literacy: Public knowledge and beliefs about mental disorders. The British Journal of Psychiatry: The Journal of Mental Science, 177(5), 396–401. Recuperado de https://pdfs.semanticscholar.org/8fcf/4d1ff7f80da4be456cdad-63405f0b53dc71a.pdf

Jorm, A. (2014). Mental health literacy promoting publicaction to reduce mental health problems. In L. M. Loureiro (Ed.), Literacia em saúde mental: Capacitar as pessoas e as comunidades para agir (Vol. 8, pp. 27-39). Coimbra, Portugal: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra/Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem.

Jorm, A., Korten, A., Jacomb, P., Christensen, H., Rodgers, B., & Pollitt, P. (1997). Mental health literacy: A survey of the public’s ability to recognize mental disorders and their beliefs about the effectiveness of treatment. Medicine Journal of Australia, 166(4), 182-186.

Kitchener, B., & Jorm, A. (2002). Mental health first aid training for the public: Evaluation of effects on knowledge, attitudes and helping behavior. BMC Psychiatry, 2, 10. doi: 10.1186/1471-244X-2-10

Kitchener, B., & Jorm, A. (2002). Mental health first aid manual. Canberra, Australia: Center for Mental Health Research.

Kitchener, B., & Jorm, A. (2006). Mental health first aid training: Review of evaluation studies. Australian and New Zealand Journal of Psychiatry, 40(1), 6–8. doi: 10.1111/j.1440-1614.2006.01735.x

Loureiro, L. (2014). Primeira ajuda em saúde mental. Coimbra, Portugal: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

Loureiro, L. M., Jorm, A., Mendes, A., Santos, J., Ferreira, R., & Pedreiro, A., (2013). Mental health literacy about depression: A survey of portuguese youth. BMC Psychiatry, 13, 129. doi: 10.1186/1471-244X-13-129

Loureiro, L., Sousa, C., & Gomes, S. (2014). Primeira ajuda em saúde mental: Pressupostos e linhas orientadoras de acção. In Literacia em saúde mental: Capacitar as pessoas e as comunidades para agir (Vol. 8, pp. 63-77). Coimbra, Portugal: Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem.

Loureiro, L. (2015). Questionário de avaliação da literacia em saúde mental: QuALiSMental: Estudo das propriedades psicométricas. Revista de Enfermagem Referência, 4(4),79–88. doi: 10.12707/RIV14031

McCann, T., Lu, S., & Berryman, C. (2009). Mental health literacy of Australian bachelor of nursing students: A longitudinal study. Journal of Psychiat ric and Mental Health Nursing, 16(1), 61-67. doi: 10.1111/j.1365-2850.2008.01330.x

Morgan, A., Ross, A., & Reavley, N. (2018). Systematic review and meta-analysis of mental health first aid training: Effects on knowledge, stigma, and helping behaviour. PLoS ONE, 13(5), 1–20. doi: 10.1371/journal.pone.0197102

Pulido‐Martos, M., Augusto‐Landa, J., & Lopez‐Zafra, E. (2012). Sources of stress in nursing students: A systematic review of quantitative studies. International Nursing Review, 59(2), 15–25. doi: 10.1111/j.1466-7657.2011.00939.x

Sousa, C. (2015). Programa de primeira ajuda em saúde mental: Avaliação da intervenção (Dissertação de mestrado). Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal

Publicado

2019-03-29

Como Citar

Loureiro, L. M. de J., & Costa, L. M. B. V. da. (2019). Avaliação do programa de Primeiros Socorros em Saúde Mental em estudantes de licenciatura em enfermagem. Revista De Enfermagem Referência, 4(20), 9–18. https://doi.org/10.12707/RIV18087

Edição

Secção

Artigos de Investigação