Políticas Editoriais

Revista de Enfermagem Referência

Missão e Contexto

A Revista de Enfermagem Referência (RER) é uma revista científica, peer reviewed, editada pela Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), unidade acolhida pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), avaliada e financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). A RER está indexada em diversas bases e redes nacionais e internacionais de grande relevância (Scopus, SciELO Portugal, DOAJ, CINAHL via EBSCOHost, RCAAP, Latindex, Redalyc, ProQuest, …).

A RER dirige-se a estudantes, investigadores, enfermeiros e outros profissionais da área da Saúde e da Educação, e tem como missão divulgar conhecimento científico produzido em Ciências da Saúde e Educação, com ganhos em saúde e impacto no desenvolvimento científico da enfermagem. Exige-se que todos os artigos tenham profundidade científica, sejam originais e demonstrem clara relevância para o avanço científico da problemática em estudo a nível nacional e internacional.

A RER publica artigos de investigação originais (original articles), artigos de revisão sistemática e scoping review (systematic review articles), artigos de investigação histórica (historical research articles) e artigos teóricos/ensaios (theoretical articles/ essays). São também publicados editoriais que veiculam conteúdo científico relevante para a atualidade na área temática das Ciências da Saúde e da Educação.

A RER caracteriza-se como uma revista científica nacional de circulação internacional, bilíngue, e adota o sistema de publicação contínua (rolling pass). Aceita a submissão de artigos em português, espanhol, e inglês, e todos os artigos têm uma versão em língua inglesa. A opção multilinguismo aplica-se aos metadados (título, resumo, e palavras-chave), que são publicados nas três línguas para todos os artigos.

A RER segue as políticas de acesso aberto em alinhamento com a ciência aberta. Todos os artigos da RER são publicados em acesso aberto, sob os termos da Licença Creative Commons CC-BY - Atribuição 4.0 Internacional, modalidade dourada, sem embargo (gold open access), e tem os seus artigos disponibilizados em texto integral e de forma gratuita.

A RER segue as normas da American Psychological Association (APA; 7ª Edição, 2020) e recomenda aos autores que consultem antecipadamente as guidelines da Rede EQUATOR (Enhancing the QUAlity and Transparency Of health Research), na preparação dos seus estudos de investigação (especificadas nas Instruções aos Autores, no ponto 2. Normas de Publicação).

No sentido de apoiar o autor no processo de submissão e ajudar na validação das diferentes componentes do texto do trabalho (artigo), são disponibilizados os seguintes documentos (templates): Texto do trabalho (artigo) NOVO!; Carta de Apresentação NOVO!; Página de Título NOVO!; e Declaração de Responsabilidade NOVO!. E, ainda, os Tópicos de Análise Crítica para artigos de investigação originais NOVO! (original articles), artigos de revisão sistemática NOVO! e scoping review NOVO! (review articles), artigos de investigação histórica NOVO! (historical research articles) e artigos teóricos/ensaios NOVO! (theoretical articles/ essays).

A avaliação de todos os textos do trabalho científico (artigo) submetidos à RER integra o processo de revisão por pares (peer review), mantendo o anonimato dos autores e revisores (double blind). O processo editorial é conduzido pelo Editor-Chefe e inclui 10 fases, da submissão à disseminação (Pré-Análise; Checklist; Revisão por Pares; Gestão de Artigo; Tratamento técnico e documental; Revisão Final; Tradução; Maquetização e atribuição de DOI; HTML; Divulgação pelas bases de dados). Em fase de Pré-Análise, o texto do trabalho científico (artigo) é analisado por um revisor de pré-análise, que efetua uma primeira apreciação, a qual será analisada pelo Editor-Chefe, que decidirá pela sua aprovação ou recusa. Uma vez aprovado para prosseguir no processo editorial, o artigo é enviado pelo Editor-Chefe aos revisores-par. O Editor-Chefe, com base nos pareceres emitidos, decide pela sua aceitação, reformulação ou recusa. Os pareceres são enviados aos autores para reformulação, se aplicável. O texto do trabalho (artigo) reformulado pelos autores, com todas as alterações assinaladas a cor, será enviado pelo Editor-Chefe para um editor científico do Conselho Editorial da RER, designado como gestor de artigo, que analisa o texto do trabalho original e o texto do trabalho reformulado, e os respetivos pareceres dos revisores, verifica se os autores responderam às sugestões dos revisores, e emite o seu parecer ao Editor-Chefe. O Editor-Chefe, com base no parecer emitido, decide pela aprovação ou recusa do texto do trabalho (artigo).

Os gestores e revisores têm acesso a estruturas sistemáticas de avaliação construídas para o efeito, com base nos tópicos de análise crítica disponibilizados aos autores. Com vista a uma ação efetiva de transparência, controlo, regulação e avaliação (gestão de autores, revisores e artigos), toda a gestão do processo editorial da RER é totalmente automatizada a partir de uma plataforma online: de 2014 a 2022 através da plataforma própria da RER, e desde o dia 1 de janeiro de 2023, através da plataforma Open Journal Systems (OJS). A transição para a plataforma OJS constitui um avanço decisivo em termos de interoperabilidade entre vários sistemas.

 

Princípios Fundamentais

  • Considerações Éticas

A UICISA: E, enquanto editora da RER, encara as suas funções de tutela sobre todas as fases de edição com a máxima seriedade e reconhece as suas responsabilidades éticas e outras.

Na nossa atividade editorial, trabalhamos continuamente no sentido de cumprir:  as Recommendations for the Conduct, Reporting, Editing, and Publication of Scholarly Work in Medical Journals, do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE); os Principles of Transparency and Best Practice in Scholarly Publishing (Committee on Publication Ethics [COPE], Directory of Open Access Journals [DOAJ], Open Access Scholarly Publishers Association [OASPA] e World Association of Medical Editors [WAME]); e as Core Practices, do COPE.

Os artigos com perfil político ou os artigos com avaliações tendenciosas ou incorretas de outros trabalhos científicos e outros especialistas não são aceites para publicação. Mantemos um processo de double-blind peer-review e temos revisores com elevadas qualificações académicas e experiência prática no domínio da enfermagem e outras áreas como a saúde e a educação. A nossa prioridade são os artigos inovadores a nível científico e com importância efetiva para a enfermagem e outras áreas como a educação e a saúde. Valorizamos a investigação experimental e aplicada, bem como a prática baseada em evidências.

  • Normas éticas para publicação na RER

A publicação de um artigo numa revista peer-reviewed é um componente essencial no desenvolvimento de uma rede de conhecimentos coerente e respeitada. Trata-se de um reflexo direto da qualidade do trabalho dos autores e das instituições que os apoiam. Os artigos peer-reviewed sustentam e incorporam o método científico. O Eixo de Edição e Disseminação do Conhecimento Científico da UICISA: E organiza anualmente encontros científicos para discussão dos processos de edição científica em resposta aos desafios de uma ciência eficiente, transparente, confiável e reprodutível. Estas iniciativas têm vindo a contribuir para a discussão e consensualização dos princípios éticos inerentes a todo o processo editorial, e a todos os atores envolvidos no processo: autor, editor-chefe, revisor, editor e sociedade.

  • Proteção dos Participantes da Investigação e Consentimento Informado

Consideramos como imperativo que os autores sigam as políticas de proteção dos participantes em investigação do ICMJE, bem como o Code of Ethics of the World Medical Association para estudos que envolvem seres humanos (Declaração de Helsínquia) e investigação em bases de dados em saúde (Declaração de Taipei).

Ao reportar investigações que envolvem dados de seres humanos, os autores devem indicar se os procedimentos seguidos foram avaliados por uma comissão de ética (institucional e nacional), sendo a apresentação do respetivo parecer um imperativo para a entrada do artigo no fluxo editorial.

Os pacientes têm direito à privacidade, que não deve ser violado sem consentimento informado. As informações de identificação, incluindo nomes, iniciais, ou números de hospitais não devem ser publicadas em descrições escritas, fotografias ou genealogia a menos que a informação seja essencial para fins científicos e que o paciente (ou tutor legal) dê consentimento informado por escrito para autorização da publicação. O consentimento informado para este propósito requer que seja mostrado o conteúdo a um paciente identificável antes de o artigo ser publicado. Os autores devem divulgar a esses pacientes se qualquer material identificável estará disponível através da Internet, bem como impresso após a publicação.

Os detalhes de identificação não essenciais devem ser omissos. O consentimento informado sobre a possibilidade de identificação deve ser obtido se houver qualquer dúvida de que o anonimato pode ser mantido. Por exemplo, mascarar a região dos olhos em fotografias de pacientes é uma proteção inadequada do anonimato. Se forem visíveis características de identificação, os autores devem fornecer a garantia de que foi pedido o consentimento aos participantes para essa divulgação. O Editor terá em consideração que as alterações às características de identificação não distorcem o significado científico.

  • Políticas sobre Direitos dos Animais

Seguimos, sempre que aplicável, as recomendações Consensus Author Guidelines on Animal Ethics and Welfare for Editors da International Association of Veterinary Editors.

Os trabalhos somente serão considerados para publicação se detalharem que:  seguem diretrizes internacionais, nacionais e/ou institucionais para o tratamento humanizado de animais, estando em conformidade com a legislação aplicável; foram aprovados pela comissão de ética da instituição ou clínica em que os estudos foram conduzidos; os estudos que utilizam animais de propriedade do cliente demonstram um alto padrão de cuidados veterinários (melhores práticas) e envolveram consentimento informado ao cliente.

  • Política de Registo de Ensaios Clínicos

Seguimos as políticas de ensaios clínicos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do ICMJE. Os autores de artigos de ensaios clínicos deverão, preferencialmente, seguir o procedimento de registo disponível em http://www.who.int/ictrp/en/. Neste âmbito, é considerada a definição de ensaio clínico da OMS apresentada em http://www.who.int/ictrp/en/: “um ensaio clínico é qualquer estudo de investigação que de forma prospetiva atribui participantes ou grupos de seres humanos a uma ou mais intervenções relacionadas com a saúde para avaliar os efeitos sobre os resultados em saúde. Os ensaios clínicos podem também ser mencionados como estudos de intervenção. As intervenções incluem, mas não estão restritas a drogas/fármacos, células e outros produtos biológicos, procedimentos cirúrgicos, procedimentos radiológicos, dispositivos, tratamentos comportamentais, mudanças no processo de prestação de cuidados, cuidados preventivos, etc. Esta definição inclui estudos da Fase I até à Fase IV” [“a clinical trial is any research study that prospectively assigns human participants or groups of humans to one or more health-related interventions to evaluate the effects on health outcomes. Clinical trials may also be referred to as interventional trials. Interventions include but are not restricted to drugs, cells and other biological products, surgical procedures, radiologic procedures, devices, behavioural treatments, process-of-care changes, preventive care, etc. This definition includes Phase I to Phase IV trials”]. Caso o artigo seja um ensaio clínico, o nome e número de registo do ensaio clínico e o link onde foi realizado o registo devem constar do mesmo.

  • Responsabilidades dos autores

Os autores devem garantir que os seus artigos são honestos, claros, precisos, completos e equilibrados, e devem evitar informações enganosas, seletivas ou ambíguas. No que diz respeito aos deveres dos autores, adotamos a declaração de posição Responsible Research Publication: International Standards for Authors, que foi criada na 2ª Conferência Mundial sobre Integridade Científica, que decorreu em Singapura de 22 a 24 de julho, de 2010.

  • Responsabilidades do Editor-Chefe

O Editor-Chefe deve considerar-se membro integrante da comunidade editorial profissional mais alargada, manter-se informado das políticas e avanços mais relevantes e garantir que a sua equipa editorial se mantém atualizada, e promove seminários e eventos formativos na área temática. Em relação aos deveres do Editor-Chefe, adotámos a declaração de posição Responsible Research Publication: International Standards for Editors, que foi criada na 2ª Conferência Mundial sobre Integridade Científica, que decorreu em Singapura de 22 a 24 de julho, de 2010.

  • Responsabilidades dos revisores

Os revisores desempenham um papel central e fundamental no processo de peer-review, seguindo os princípios de integridade preconizados pela RER. O processo depende, em grande medida, da confiança estabelecida, e exige que todos os envolvidos atuem com responsabilidade e ética. Os utilizadores podem registar-se na RER como autores (podem submeter trabalhos à revista) e/ou revisores (disponíveis para rever artigos submetidos). São critérios preferenciais para a aceitação de revisores: deter grau académico de Doutoramento, e elevado perfil de competência de revisão, sendo que só depois de rever pelo menos dois artigos, o editor decidirá pela sua aceitação e alteração de transitório para definitivo.

Em relação aos deveres dos revisores, a RER segue as Ethical Guidelines for Peer Reviewers, do COPE.

Assume-se que o revisor  deverá aceitar e efetuar as revisões no tempo limite definido ou justificar a impossibilidade de revisão no momento da receção do manuscrito. Se um revisor não responder dentro do tempo máximo de revisão estabelecido (15 dias), o Editor enviará a um novo revisor. Dois manuscritos não revistos pelo revisor no tempo recomendado e sem justificação dá indicação ao Editor que o referido revisor pretende ser retirado do corpo de peer-reviewers. O revisor deve manter um elevado perfil de competência de revisão, analisando os manuscritos em profundidade e utilizando corretamente a estrutura de avaliação.

  • Declaração de Boas Práticas de Publicação

A má conduta académica (plágio, fraude, violação dos direitos de propriedade intelectual, etc.) sob qualquer forma não será tolerada pela RER. Em casos de suspeita de má conduta, será formado um painel para avaliar o conteúdo da reclamação. Se a reclamação for baseada em elementos de prova, o artigo em causa será rejeitado da consideração para publicação na RER e todos os autores e as respetivas instituições serão informados. Nos casos em que o artigo já tenha sido publicado antes da má conduta ter sido identificada, será exigida uma retratação aos autores ou ao conselho editorial da RER e o caso será tornado público. Os casos de má conduta podem resultar num período de três anos ou mais de suspensão de submissão de trabalhos à RER. Todos os recursos às decisões do painel devem ser submetidos ao Editor-Chefe no prazo de 30 dias a contar da data da decisão.

  • Declaração de Privacidade

Os nomes e endereços de correio eletrónico facultados a esta revista serão usados exclusivamente para os fins declarados por esta revista e não serão disponibilizados para qualquer outra finalidade ou a qualquer outra entidade, seguindo o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).

  • Declaração de Plágio

A submissão de um artigo implica que o trabalho descrito não tenha sido publicado anteriormente (exceto sob a forma de resumo, ou tese/dissertação) ou que não esteja em processo de submissão noutra revista. A RER utiliza um sistema de deteção de plágio - iThenticate. Ao submeterem o seu artigo à revista, os autores estão a aceitar que os seus artigos serão avaliados com este detetor de plágio. O respeito pelos direitos de propriedade intelectual é um princípio basilar do Código de Ética da RER. Intencional ou não, o plágio é uma violação grave; é a cópia de ideias, textos, dados e outros trabalhos criativos (por exemplo, tabelas, figuras e gráficos) e a sua apresentação como investigação original sem a devida citação. O autoplágio é uma questão relacionada. Podemos definir autoplágio como a reutilização verbatim ou quase verbatim de partes significativas do próprio trabalho protegido por direitos autorais sem citar a fonte original. Note-se que o autoplágio não se aplica às publicações com base no trabalho anterior do próprio autor protegido por direitos autorais (p. ex., integrado no livro de atas de uma conferência) em que há uma referência explícita à publicação prévia. Esse tipo de reutilização não exige aspas para delimitar o texto reutilizado, mas exige que a fonte seja citada.

Podemos definir plágio como um caso em que um artigo reproduz outro trabalho com pelo menos 20% de similitude e sem citação. Se houver indícios de plágio antes ou depois da aceitação ou após a publicação do artigo, o autor terá a oportunidade de defender o seu artigo. Se os argumentos não forem satisfatórios, o artigo será retratado e o autor sancionado com a impossibilidade de publicar artigos na RER por um período a ser definido pelo Editor-Chefe.

  • Declaração de Licenciamento Creative Commons

Todos os artigos são publicados na RER sob os termos da Licença Creative Commons CC-BY - Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros compartilhem (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptem (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial), desde que atribuam o devido crédito à RER.

  • Declaração de Direito Autoral

No momento da submissão do texto do trabalho (artigo), deve ser submetida a Declaração de Responsabilidade NOVO!, assinada por todos os autores. Esta declaração deverá integrar a contribuição no artigo, de acordo com a CRediT – Contributor Roles Taxonomy, disponível em https://credit.niso.org/ e conforme a Tabela 1.

Tabela 1

CRediT - Taxonomia de Contribuição de Autor


Fonte: https://credit.niso.org/

Ao assinarem a Declaração de Responsabilidade, os autores afirmam que: O artigo que se submete à RER é original e não se encontra publicado ou em apreciação, na íntegra ou em partes por outro periódico, livro de atas ou capítulo de livro; Tomaram conhecimento que a RER publica todos os seus artigos sob os termos da Licença Creative Commons CC-BY - Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros compartilhem (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptem (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial), desde que atribuam o devido crédito à RER; O texto do artigo não tem plágio e cumpre com rigor os processos de referenciação e citação estabelecidos pela Revista; O artigo descreve com precisão, na metodologia, o cumprimento de todos os aspetos ético-legais para realização da investigação; São responsáveis por qualquer má prática inerente aos princípios acima descritos, ou quaisquer outros que prejudiquem a dignidade científica da Revista e os princípios de rigor da comunidade científica; Apresentam Parecer de Comissão de Ética (obrigatório para artigos de investigação, se aplicável para restantes tipologias de artigos); Não possuem conflitos de interesse de ordem pessoal, comercial, académica, política ou financeira; Todos os apoios financeiros e materiais recebidos para desenvolvimento da investigação estão descritos no texto; Comprometem-se a suportar as despesas do serviço de tradução do artigo, uma vez aceite para publicação.

  • Periodicidade

Sistema de publicação em fluxo contínuo (rolling pass) com organização em número único anual.

  • Política de Acesso Livre

A RER oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo com base no princípio de que a disponibilização gratuita de investigação ao público contribui para um maior intercâmbio global de conhecimento. Os leitores podem visualizar, transferir, imprimir, e redistribuir qualquer artigo sem as barreiras financeiras, possibilitando uma maior disseminação de cada artigo.

As políticas editoriais estão definidas de acordo com os critérios do Directory of Open Access Journals (DOAJ). RER acessível em open access até dezembro de 2022 em https://rr.esenfc.pt/rr/index.php?module=rr&target=showPublications e a partir de 1 de janeiro de 2023 em https://revistas.rcaap.pt/referencia/issue/archive.

  • Arquivamento

A RER deposita os seus artigos publicados em acesso aberto no arquivo digital Portico (archiving policy) - https://www.portico.org/, para garantir a preservação digital a longo prazo.

  • Depósito

A RER tem uma política de registo de depósito em SHERPA/ROMEO - http://www.sherpa.ac.uk/romeo/search.php.

  • Taxas

A RER não cobra taxas de processamento de artigo (article processing charges - APC) e/ou de submissão de artigo (submission charges). Os autores comprometem-se a suportar o serviço de tradução do artigo, uma vez aceite para publicação.

  • Indexação

A RER é divulgada internacionalmente, encontrando-se acessível em política de open access, em versão digital, e está indexada em diversas bases e redes nacionais e internacionais de grande relevância: Scopus, SciELO Citation Index, SciELO Portugal, DOAJ, CINAHL via EBSCOHost, RCAAP, Hemeroteca Cantárida, Latindex, BVS, Redalyc, ProQuest, CUIDEN, e CIBERE.