Estilos de vida dos estudantes do ensino superior: Contributos para a promoção da saúde

Autores

  • Maria Margarida Silva Vieira Ferreira Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Vila Nova de Gaia, Porto, Portugal; NursID - Innovation & Development in Nursing, Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS@RISE), Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0003-2232-7314
  • José Manuel Santos NursID - Innovation & Development in Nursing, Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS@RISE), Porto, Portugal; Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0003-3201-3394
  • Francisco Sampaio NursID - Innovation & Development in Nursing, Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS@RISE), Porto, Portugal; Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0002-9245-256X
  • Maria Teresa Moreira NursID - Innovation & Development in Nursing, Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS@RISE), Porto, Portugal; Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0002-2554-697X
  • Assunção Nogueira Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU), Instituto Politécnico de Saúde do Norte (IPSN), Porto, Portugal; Instituto de Investigação e Formação Avançada em Ciências Tecnologias da Saúde (IINFACTS), Gandra, Portugal https://orcid.org/0000-0001-5693-242X
  • Manuela Guerra NursID - Innovation & Development in Nursing, Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS@RISE), Porto, Portugal; Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa, Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0002-0682-695X
  • Irma Brito Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0002-8825-4923

DOI:

https://doi.org/10.12707/RVI22022

Palavras-chave:

estilo de vida, estudantes, universidade, promoção da saúde

Resumo

Enquadramento: A transição para o ensino superior representa um período de mudança em que o jovem se depara com novas vivências, com implicações no seu estilo de vida.

Objetivo: Identificar os domínios dos Estilos de vida dos estudantes do ensino superior que necessitam de intervenção.

Metodologia: Estudo descritivo-correlacional, transversal, com uma amostra de 522 estudantes do ensino superior. Questionário de Estilos de Vida Fantástico. Análise estatística em IBM SPSS Statistics 25.0.

Resultados: Mediana de idade 22 anos, 78,4% sexo feminino. Dos 522 estudantes, 17,8% excesso peso; 6,3 % obesidade; 14.4% portadores de doença crónica; 35,6% apresentaram Estilos de Vida Muito Bom e 20,1% Estilos de Vida Bom. Destacou-se pela negativa Comportamentos Saúde e Sexual (x̄ = 8,97/24), Trabalho/Tipo Personalidade (x̄ = 6,82/12). Há diferenças significativas no score global do questionário (U = 19785,00; p < 0,05) para estudantes as mulheres com melhor Estilo de Vida (x̄ = 89,16; DP = 12,75); e em função Ano do curso (H = 18,80; p < 0,01).

Conclusão: A avaliação dos Estilos de Vida permitiu caraterizar os focos de intervenção e orientar intervenções de promoção da saúde.

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Publicado

2023-04-28

Como Citar

Ferreira, M. M. S. V., Santos, J. M. ., Sampaio, F., Moreira, M. T. ., Nogueira, A. ., Guerra, M. ., & Brito, I. . (2023). Estilos de vida dos estudantes do ensino superior: Contributos para a promoção da saúde. Revista De Enfermagem Referência, 6(2), 1–10. https://doi.org/10.12707/RVI22022

Edição

Secção

Artigos de Investigação