Desafios dos professores na mediação das brincadeiras de crianças com necessidades educacionais especiais na educação infantil

Challenges faced by teachers on mediating the play of children with special educational needs in early childhood education

Autores

  • Maria Madalena Moraes Sant´Anna FAMESP - Faculdade Método São Paulo
  • Eduardo José Manzini Universidade Estadual de São Paulo/UNESP-Marilia
  • Dilmeire Sant´Anna Ramos Vosgerau Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Vera Lúcia Messias Fialho Capellini Universidade Estadula de São Paulo/UNESP - Bauru
  • Luzia Iara Pfeifer Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.13678

Resumo

As diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil priorizam o desenvolvimento das capacidades infantis de crianças até cinco anos, tendo o brincar como eixo norteador do aprendizado. O objetivo deste estudo foi identificar a percepção dos professores sobre as dificuldades para realizar e mediar brincadeiras para crianças com necessidades educacionais especiais (NEE) na Educação Infantil. A pesquisa foi de caráter qualitativo e utilizou a entrevista como procedimento de coleta de dados, para 31 professores de 11 crianças incluídas em sete centros de Educação Infantil de um município do Estado do Paraná – Brasil. As entrevistas foram sujeitas a análise de conteúdo, que indicou dois temas principais: mediação e dificuldades. Os resultados apontaram que professores brincam mais com estas crianças quando há dois professores em sala; demonstraram dificuldades de mediação nas brincadeiras com as crianças com Transtornos Globais do Desenvolvimento e Deficiência Intelectual, o que não ocorre junto às crianças com Deficiência Física. Os resultados indicam a necessidade de maior interação com os profissionais da saúde, de uma percepção mais individualizada das crianças com necessidades educacionais especiais, e de maior investimento na formação dos professores em serviço, quanto ao conhecimento de estratégias para mediar as brincadeiras.

Palavras-chave: Brincadeiras; Educação infantil; Necessidades educacionais especiais; Formação continuada

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Publicado

2018-12-06

Como Citar

Sant´Anna, M. M. M., Manzini, E. J., Vosgerau, D. S. R., Capellini, V. L. M. F., & Pfeifer, L. I. (2018). Desafios dos professores na mediação das brincadeiras de crianças com necessidades educacionais especiais na educação infantil: Challenges faced by teachers on mediating the play of children with special educational needs in early childhood education. Revista Portuguesa De Educação, 31(2), 100–114. https://doi.org/10.21814/rpe.13678

Edição

Secção

Artigos