Formação de Mediadores Sociais na Europa: Um projeto piloto

Training of Social Mediators in Europe: a pilot project

  • Ana Maria Costa e Silva Universidade do Minho, Instituto de Educação, Portugal http://orcid.org/0000-0001-8598-7243
  • Sílvia Cunha Universidade do Minho, Portugal

Resumo

Um dos desafios da sociedade atual é enfrentar com determinação e qualidade as consequências das múltiplas fragilidades sociais, económicas e políticas que se vivem a nível mundial. Os diversos países e organizações estão, assim, comprometidos com uma resposta urgente e adequada à fragilidade da paz social, concretamente através de estratégias de prevenção e resolução pacífica de conflitos. A mediação social é uma das estratégias fundamentais para promover a paz, a justiça e a coesão social. No sentido de responder às recomendações inscritas em documentos oficiais europeus sobre a importância dos mediadores sociais na construção de comunidades pacíficas, foi implementado um projeto financiado pela Comunidade Europeia e executado entre 2013 e 2016, com a participação de cinco países europeus. O principal objetivo do projeto foi conceber e experimentar um dispositivo de formação de mediadores sociais, inspirado na tradição dos Companheiros do Tour de França através de uma metodologia de ação-investigação-formação colaborativa. A metodologia adotada revelou-se adequada à formação continuada e profissionalização de mediadores sociais e à constituição de uma rede de cooperação entre instituições e profissionais diversos. Os resultados alcançados evidenciam a pertinência do dispositivo na concretização dos objetivos definidos e na construção de um espaço europeu da mediação para a inclusão social.

Palavras-chave: Mediação social; Mediadores; Formação; Investigação-ação colaborativa

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2019-06-09
Como Citar
Silva, A. M., & Cunha, S. (2019). Formação de Mediadores Sociais na Europa: Um projeto piloto. Revista Portuguesa De Educação, 32(1), 173-189. https://doi.org/10.21814/rpe.13736
Secção
Artigos