Tarefa de leitura de palavras em voz alta: uma proposta de análise dos erros

Autores

  • Ângela Maria V. Pinheiro Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
  • Carolina Rezende Cunha Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
  • Patrícia Silva Lúcio Faculdade de Minas, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.13928

Resumo

O presente estudo investiga as estratégias utilizadas por crianças brasileiras na leitura em voz alta de palavras isoladas. Tomando como foco a investigação da natureza dos erros que geraram palavras reais, distinguiram-se os tipos de respostas que sugeriam a utilização do processo lexical — reconhecimento automático de palavras — daquelas que sugeriam o uso do processo fonológico — a construção da pronúncia e do significado da palavra a partir da aplicação de regras de conversão grafema-fonema. Concluiu-se que as "respostas palavras reais", no português brasileiro, ao contrário da língua inglesa, parecem indicar o uso do processo fonológico de leitura, pois nas séries estudadas apenas uma pequena proporção das respostas denotou uma influência lexical, expressa por lexicalizações. Assim, partindo do processo sinalizado pela resposta, propomos classificar os erros de leitura em dois índices: um indicativo de tendência lexical e outro de tendência fonológica. A análise de erros proposta pode ser utilizada para averiguar a mudança de processos de leitura ao longo do desenvolvimento.

Palavras-chave: Leitura de palavras isoladas; Estratégias visual e fonológica de leitura; Respostas palavras reais; Lexicalização

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Publicado

2018-02-27

Como Citar

Pinheiro, Ângela M. V., Cunha, C. R., & Lúcio, P. S. (2018). Tarefa de leitura de palavras em voz alta: uma proposta de análise dos erros. Revista Portuguesa De Educação, 21(2), 115–138. https://doi.org/10.21814/rpe.13928

Edição

Secção

Artigos