Trabalhando com textos no ensino superior

Autores

  • Magda Floriana Damiani Universidade Federal de Pelotas, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.13930

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar, discutir e avaliar uma proposta de atividade didática no ensino superior, baseada principalmente na leitura e discussão de textos e demandando uma postura ativa por parte dos estudantes. Tal proposta foi formulada como uma alternativa às atividades didáticas tradicionais, que geralmente utilizam os textos apenas como fontes de informações. Ela está embasada na Psicologia Sócio-Histórica e vem sendo desenvolvida na Universidade Federal de Pelotas (Brasil). Foi analisada por meio de avaliações escritas que colheram as opiniões de estudantes de uma turma de Pedagogia sobre tal proposta. As avaliações sofreram um processo de análise temática e indicam que a proposta, apesar de algumas críticas (relativas, principalmente, ao esforço necessário para desenvolver as tarefas), foi considerada bem sucedida. As estudantes apontaram que, por meio das atividades realizadas, puderam: compreender de maneira mais profunda os textos lidos e internalizar seu conteúdo de forma mais eficiente, estabelecer interconexões com outros conteúdos anteriormente trabalhados e/ou com experiências vivenciadas e refletir sobre o que aprenderam, além de desenvolver e aprimorar suas habilidades de expressão escrita e outras relacionadas aos processos de pensamento.

Palavras-chave: Trabalho com textos; Ensino superior; Aprendizagem; Psicologia Sócio-Histórica

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Publicado

2018-02-27

Como Citar

Damiani, M. F. (2018). Trabalhando com textos no ensino superior. Revista Portuguesa De Educação, 21(2), 139–159. https://doi.org/10.21814/rpe.13930

Edição

Secção

Artigos