Processos e práticas de educação e formação. Para uma análise da realidade portuguesa em contextos de globalização

Autores

  • José Augusto Pacheco Universidade do Minho, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.13955

Resumo

Numa análise crítica dos recentes processos e práticas de educação e formação, definidos pela agenda da União Europeia e de outros organismos, colocamos no centro do debate a relação entre globalização, conhecimento e currículo, de modo a salientar as mudanças ao nível da educação formal, não formal e informal para o estudo do currículo. Sublinhamos que as políticas de educação e formação são processos complexos de decisão, dependentes de territorialidades diferentes e entrelaçadas, com o objectivo de responder afirmativamente a uma mudança económico-social mais ampla. É nesta lógica estruturada de decisão política que situamos o estudo do currículo no contexto de políticas globalizadas, por um lado, e das políticas nacionais, por outro, reconhecendo que ambas estão edificadas em torno do conhecimento.

Palavras-chave: Globalização; Educação; Formação; Currículo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-02-27

Como Citar

Pacheco, J. A. (2018). Processos e práticas de educação e formação. Para uma análise da realidade portuguesa em contextos de globalização. Revista Portuguesa De Educação, 22(1), 105–143. https://doi.org/10.21814/rpe.13955

Edição

Secção

Artigos