A meritocracia na política educacional brasileira (1930-2000)

Autores

  • Ione Ribeiro Valle Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
  • Elizete Ruschel Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.13957

Resumo

Este estudo analisa as políticas oficiais destinadas à educação brasileira e catarinense da década de 1930 aos dias de hoje e seus impactos no acesso ao ensino fundamental e médio. Procuramos caracterizar nossos sistemas de ensino como seletivos entre 1930 e 1945, quando o acesso à escola é extremamente restrito; como diferenciados entre 1946 e 1969, quando o princípio da igualdade de oportunidades é apreendido em termos de seleção e de diferenciação; como regulados entre 1970 e 1987, quando o controle ideológico e a qualificação para o trabalho são prioridades; como meritocráticos desde 1988, quando os brasileiros conquistam efetivamente o direito à educação. Para tentar apreender as principais conseqüências desses dispositivos legais sobre o movimento de acesso à escola, examinamos alguns índices de escolarização, sobretudo de Santa Catarina.

Palavras-chave: Meritocracia escolar; Política educacional; Ensino fundamental; Ensino médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-02-27

Como Citar

Valle, I. R., & Ruschel, E. (2018). A meritocracia na política educacional brasileira (1930-2000). Revista Portuguesa De Educação, 22(1), 179–206. https://doi.org/10.21814/rpe.13957

Edição

Secção

Artigos