Dificuldade de aprendizagem na perspectiva das inteligências múltiplas: um estudo com um grupo de crianças brasileiras

Autores

  • Vera Lúcia Teixeira da Silva Rede Pública do Estado de São Paulo, Brasil
  • Vilma Leni Nista-Piccolo Universidade São Judas Tadeu, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.13992

Resumo

O texto apresenta um estudo realizado com treze crianças brasileiras, matriculadas na quarta série do ensino fundamental da rede pública do Estado de São Paulo, diagnosticadas como possuidoras de Dificuldade de Aprendizagem. O objetivo foi investigar a possibilidade de ampliar a aquisição, manifestação e expressão do conhecimento, por parte dessas crianças. Partindo-se da análise bibliográfica sobre Aprendizagem, Dificuldade de Aprendizagem e Inteligências Múltiplas, realizaram-se Intervenções Pedagógicas, visando estimular a pluralidade intelectual desses estudantes. Como método de análise optou-se pelo Paradigma Indiciário sugerido por Ginzburg (1989). Os dados levantados em entrevistas e observações durante a realização das Intervenções Pedagógicas apontaram sinais que podem ter favorecido a Dificuldade de Aprendizagem no contexto escolar. Após o período das Intervenções Pedagógicas, percebeu-se que a motivação, a disciplina, a interação, a auto-estima e a expressividade melhoraram consideravelmente. Além disso, os dados apontaram indícios que favorecem a aprendizagem, construídos no percurso da realização das Intervenções Pedagógicas.

Palavras-chave: Aprendizagem; Dificuldade de aprendizagem; Inteligências múltiplas

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Publicado

2018-02-27

Como Citar

Silva, V. L. T. da, & Nista-Piccolo, V. L. (2018). Dificuldade de aprendizagem na perspectiva das inteligências múltiplas: um estudo com um grupo de crianças brasileiras. Revista Portuguesa De Educação, 23(2), 191–211. https://doi.org/10.21814/rpe.13992

Edição

Secção

Artigos