Predição de variáveis ​​familiares que interferem no progresso acadêmico em contextos multiculturais. Desempenho cultural e acadêmico

Prediction of family variables that interfere in academic progress in multicultural contexts. Cultural and academic performance

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.17694

Palavras-chave:

Diversidade cultural, Família, Religião, Desenvolvimento linguístico, Progresso académico

Resumo

Este artigo pretende analisar os principais fatores culturais e familiares que condicionam a aprendizagem na infância em contextos multiculturais, levando em consideração a influência dessa etapa no desenvolvimento da criança. O objetivo deste estudo foi perceber que variáveis culturais interferem nos avanços educacionais desses alunos. Para a análise desses elementos, utilizou-se uma amostra de 968 sujeitos, dos quais 633 corresponderam aos alunos do terceiro curso de Educação Infantil, e 335 aos pais desses alunos. A todos eles foram aplicados instrumentos de elaboração própria: os alunos foram avaliados pelo desempenho académico nas áreas de linguagem, enquanto os pais preencheram um questionário relacionado com a dinâmica familiar. Os resultados obtidos por meio das análises estatísticas (descritiva, inferencial e modelos de regressão) indicaram a existência de diferenças de desempenho, em todas as áreas relacionadas com a linguagem, nos alunos com língua materna diferente da oficial. Este estudo verificou que os contrastes negativos têm uma relação direta com a dinâmica familiar, definida pela religião que professan, que no caso dos muçulmanos determina que a língua cultural-familiar darija é a causa principal.

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Biografias Autor

Francisco Mateos Claros, Universidad de Granada

Professor de Psicologia Evolutiva e Educação na Universidade de Granada. Investigar em: dificuldades de aprendizagem, valores e atitudes dos jovens. Pertence ao Grupo de Pesquisa em Ação Educacional (HUM 929).

Francisco Javier Olmedo Ruiz, Universidade de Granada

Doutor em Modelos de Ensino-Aprendizagem e Desenvolvimento de Instituições Educacionais pela Universidade de Granada. Ele participou de vários artigos e capítulos de livros e pertence ao Grupo de Pesquisa em Ação Educacional (HUM 929).

Macarena Esteban Ibáñez, Universidade Pablo de Olavide

Professor na área da teoria da Educação em Ciências Sociais. Coordenador do Mestrado Interuniversitário em Educação Ambiental e autor de diversos livros e artigos científicos sobre educação ambiental. Pertence ao Grupo de Pesquisa em Ação Educacional (HUM 929).

Luis Vicente Amador Muñoz, Universidade Pablo de Olavide

Professor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Pablo de Olavide. Dirige e ensina em diferentes doutoramentos e mestrados. Ele participou e é o autor de vários artigos, capítulos de livros e livros e membro da Comissão Andaluza de Educação Social. Pertence ao Grupo de Pesquisa em Ação Educacional (HUM 929).

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

Mateos Claros, F., Olmedo Ruiz, F. J., Esteban Ibáñez, M., & Amador Muñoz, L. V. (2019). Predição de variáveis ​​familiares que interferem no progresso acadêmico em contextos multiculturais. Desempenho cultural e acadêmico: Prediction of family variables that interfere in academic progress in multicultural contexts. Cultural and academic performance. Revista Portuguesa De Educação, 32(2), 107–121. https://doi.org/10.21814/rpe.17694

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