Predição de variáveis familiares que interferem no progresso acadêmico em contextos multiculturais. Desempenho cultural e acadêmico
Prediction of family variables that interfere in academic progress in multicultural contexts. Cultural and academic performance
DOI:
https://doi.org/10.21814/rpe.17694Palavras-chave:
Diversidade cultural, Família, Religião, Desenvolvimento linguístico, Progresso académicoResumo
Este artigo pretende analisar os principais fatores culturais e familiares que condicionam a aprendizagem na infância em contextos multiculturais, levando em consideração a influência dessa etapa no desenvolvimento da criança. O objetivo deste estudo foi perceber que variáveis culturais interferem nos avanços educacionais desses alunos. Para a análise desses elementos, utilizou-se uma amostra de 968 sujeitos, dos quais 633 corresponderam aos alunos do terceiro curso de Educação Infantil, e 335 aos pais desses alunos. A todos eles foram aplicados instrumentos de elaboração própria: os alunos foram avaliados pelo desempenho académico nas áreas de linguagem, enquanto os pais preencheram um questionário relacionado com a dinâmica familiar. Os resultados obtidos por meio das análises estatísticas (descritiva, inferencial e modelos de regressão) indicaram a existência de diferenças de desempenho, em todas as áreas relacionadas com a linguagem, nos alunos com língua materna diferente da oficial. Este estudo verificou que os contrastes negativos têm uma relação direta com a dinâmica familiar, definida pela religião que professan, que no caso dos muçulmanos determina que a língua cultural-familiar darija é a causa principal.
Downloads
Referências
Adger, C. (2002). Literacy in African American communities. J. L. Harris, A. G. Kamhi, and K. E. Pollock (Eds.). Mahwah, NJ: Erlbaum, 2001. Pp. 310. Applied Psycholinguistics, 23(2), 301-304. doi:10.1017/S0142716402212072
Ausubel, D., Novak, J., & Hanesian, H. (1983). Psicología cognitiva: Un punto de vista cognoscitivo. Méjico: Trillas.
Bartolomé, M. (2017). Diversidad educativa. ¿Un potencial desconocido? Revista de Investigación Educativa, 35(1), 15-33. doi:10.6018/rie.35.1.275031
Beck, U. (1998). ¿Qué es la globalización? Madrid, España: Paidós.
Bruner, J. S. (1990). El habla del niño. Barcelona, España: Paidós.
Caparrós, N., & Casares, E. (2014). La escuela como elemento integrador: Estudio de la ESO en Navarra. Barataria. Revista Castellano–Manchega de Ciencias Sociales, 18, 137-146. doi:10.20932/barataria.v0i18.48
Castillo, E., & Guido, S. (2015). La interculturalidad: ¿Principio o fin de la utopía? Revista Colombiana de Educación, 69, 17-44. doi:10.17227/01203916.69rce17.44
Cerda, G., Pérez, C., Elipe, P., Casas, J. A., & Del Rey, R. (2019). Convivencia escolar y su relación con el rendimiento académico en alumnado de Educación Primaria. Revista de Psicodidáctica, 24(1), 46-52. doi:10.1016/j.psicod.2018.05.001
Chomsky, A. (1968). El lenguaje y el entendimiento. Barcelona, España: Planeta Agostini.
De la Peña, C., Parra, N., & Fernández, J. M. (2018). Análisis de la alfabetización inicial en función del tipo de familia. OCNOS: Revista de Estudios sobre Lectura, 17(1), 7-20. doi:org/10.18239/ocnos_2018.17.1.1336
Defior, S. (2014). Procesos implicados en el reconocimiento de las palabras escritas. Aula: Revista de Enseñanza e Investigación Educativa, 20, 25-44. Disponible en http://campus.usal.es/~revistas_trabajo/index.php/0214-3402/article/view/12560/12878
Dickinson, D., Hofer, K., Barnes, E., & Grifenhagen, J. (2014). Examining teachers’ language in Head Start classrooms from a Systemic Linguistics Approach. Early Childhood Research Quarterly, 29(3), 231-244. doi:10.1016/j.ecresq.2014.02.006
Esping-Andersen, G. (2004). Unequal opportunities and the mechanisms of social inheritance. In C. Miles (Ed.), Generational income mobility in North America and Europe (pp. 289-314). Cambridge, UK: Cambridge University Press.
Gay, G. (2000). Culturally responsive teaching. New York: Teachers College Press.
Glass, G., & Stanley, J. (1980). Métodos estadísticos aplicados a las Ciencias Sociales. Madrid, España: Prentice-Hall Internacional.
González, M. J., & Martin, I. (2017). Effects on reading of an early intervention program for children at risk of learning difficulties. Remedial and Special Education, 38(2), 67-75. doi:10.1177/0741932516657652
Jensen, E. (2014). Teaching with poverty in mind. EE. UU.: ASCD.
Ladson-Billings, G. (1995). Toward a theory of culturally relevant pedagogy. American Educational Research Journal, 32(3), 465-491. doi:10.3102/00028312032003465
Latorre, M. J., Mateos, F., Olmedo, F. J., & Esteban, M. (2018). Modelos culturales en un contexto multicultural. International Journal of Educational Research and Innovation, 9, 31-45. Disponible en https://www.upo.es/revistas/index.php/IJERI/article/view/2669
Lobera, J. (2015). Las actitudes hacia la diversidad cultural en escuelas super diversas en España. Escenarios, 17, 52-17. doi:10.21892/20119097.147
Londoño, N., Jiménez, S., González, D. C, & Solovieva, Y. (2016). Análisis de los errores en la lectura y en el lenguaje escrito en niños de Educación Primaria. OCNOS: Revista de Estudios sobre Lectura, 15(1), 97-113. doi:10.18239/ocnos_2016.15.1.931
Maas, U., & Hasbane, R. (2005). “Dialecte” et langue en arabe marocain. La leçon de la publicité marocaine. Estudios de Dialectología Norteafricana y Andalusí, 9, 181-204. Disponible en https://zentrum.virtuos.uni-osnabrueck.de/wikifarm/fields/utz.maas/
uploads/Main/edna9.pdf
Maroco, J., & García, T. (2006). Qual a fiabilidade do alfa de Cronbach? Questões antigas e soluções modernas? Laboratório de Psicologia, 4(1), 65-90. Disponible en http://publicacoes.ispa.pt/index.php/lp/article/viewFile/763/706
Mateos, F., & Olmedo, F. J. (2018). Patente Nº: 00/2018/1429. Madrid, España: Registro General de la Propiedad Intelectual.
Mora, F. (2013). Neuroeducación. Madrid, España: Alianza Editorial.
Olmedo, F. J. (2017). Cultura y rendimiento del alumnado de segundo ciclo de educación infantil en un contexto multicultural (Tesis Doctoral). Universidad de Granada, Granada, España.
Palau, E. (2005). Aspectos básicos del desarrollo infantil: La etapa de 0 a 6 años. Barcelona, España: CEAC.
Piaget, J. (1988). Psicología evolutiva de Jean Piaget. México: Paidós.
Querejeta, M. (2017). Conciencia fonémica y memoria fonológica en niños en proceso de alfabetización. Revista de Psicología, 16, 13-29. doi:10.24215/2422572Xe003
Quiroz, J. B., & Schrager, O. L. (1993). Lenguaje, aprendizaje y psicomotricidad. Buenos Aires, Argentina: Editorial Médica Panamericana S. A.
Raz, J. (2001). La ética en el ámbito público. Barcelona, España: Gedisa.
Rodríguez, D., & Guzmán, R. (2019). Rendimiento académico de adolescentes declarados en situación de riesgo. Revista de Investigación Educativa, 37(1), 147-162. doi:10.6018/rie.37.1.303391
Rodríguez, R. M. (2017). Cultura escolar vs cultura familiar: Vincular escuela, familia y comunidad desde la pedagogía culturalmente responsiva. Interacções, 13(43), 7-26. doi:10.25755/int.12029
Roid, H., & Sampers, J. (2011). Merrill-Palmer-Revised Scales of Development. EE. UU.: Stoelting Company.
Smith, E. J. (1991). Ethnic identity development: Toward the development of a theory within the context of majority/minority status. Journal of Counseling & Development, 70(1), 181-188. doi:10.1002/j.1556-6676.1991.tb01581.x
Sousa, D. A. (Ed.). (2014). Neurociencia educativa. Madrid, España: Narcea.
Tejedor, F. J., & García, A. (2007). Causas del bajo rendimiento del estudiante universitario (en opinión de los profesores y alumnos). Propuestas de mejora en el marco del EEES. Revista de Educación, 342, 443-473. Disponible en http://www.educacionyfp.gob.es/dam/jcr:596702bf-6ada-43c6-ae2c-75f04109a077/re34221-pdf.pdf
Turner, M., & Cross, R. (2016). Making space for multilingualism in Australian schooling. Language and Education, 30(4), 289-297. doi:10.1080/09500782.2015.1114627
Tylor, E. B. (1871). La ciencia de la cultura. En J. S. Kahn (Ed.), El concepto de cultura: Textos fundamentales (pp. 29-46). Barcelona, España: Anagrama.
Vygotsky, L. S. (1996). A formação social da mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo, Brasil: Martins Fontes.
Wechsler, D. (2015). WISC-V: Escala de inteligencia de Wechsler para niños. Madrid, España: Pearson.
Wild, R. (2011). Etapas del desarrollo. Barcelona, España: Herder.
Yoshikawa, H., Leyva, D., Snow, C. E., Treviño, E., Barata, M., Weiland, C., … Arbour, M. C. (2015). Experimental impacts of a teacher professional development program in Chile on preschool classroom quality and child outcomes. Developmental Psychology, 51(3), 309-322. doi:10.1037/a0038785
Zaragoza, M. (2017). El espacio público y la esfera pública, acciones e intereses comunes. Diálogo entre Habermas y Arendt (Tesis Doctoral). UNAM, México.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
1. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 CC-BY-SA que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
2. Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: depositar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3. Autores e autoras têm permissão e são estimulado/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição Compartilhamento pela mesma Licença Internacional 4.0