Exergames como alternativa pedagógica motivadora nas aulas de Educação Física: Uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.21814/rpe.18074Palavras-chave:
Aprendizagem motora, Pessoa com deficiência, Inclusão educacional, Jogo digital, Revisão integrativaResumo
Esta revisão integrativa da literatura objetivou analisar os exergames como possibilidade de recurso pedagógico motivador para o aumento da prática de exercícios físicos e gasto energético nas aulas de Educação Física. Foram utilizados os descritores “Educação Física”, “exergames”, “videogames”, “jogos eletrônicos” e “inclusão”, nas bases de dados eletrônicas MedLine (via PubMed), ERIC, Scopus, SciELO, Redalyc, Campbell Collaboration e Google Scholar. Foram selecionados 16 artigos originais indexados pelo Qualis Periódicos (nove em português e sete em inglês), categorizados em exergames e a influência motivadora; exergames e gasto energético; exergames e alunos com deficiência. Os resultados indicaram que o uso dos exergames como intervenção pode ser uma alternativa pedagógica motivadora e ferramenta de aumento do gasto energético na prática de exercícios físicos nas aulas de Educação Física, pois abarcam o movimento corporal conjugado à ludicidade e incitação, sendo bem aceito pelos alunos sem ou com deficiência. Compreende-se que o caráter do divertimento que os exergames apresentam podem ser um dispositivo facilitador. O mundo fantasioso criado pela ludicidade dos jogos digitais, que requerem realização de atividades físicas, possibilita aumentar o gasto energético e colabora na aprendizagem e desenvolvimento motor.
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