Exergames como alternativa pedagógica motivadora nas aulas de Educação Física: Uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.18074

Palavras-chave:

Aprendizagem motora, Pessoa com deficiência, Inclusão educacional, Jogo digital, Revisão integrativa

Resumo

Esta revisão integrativa da literatura objetivou analisar os exergames como possibilidade de recurso pedagógico motivador para o aumento da prática de exercícios físicos e gasto energético nas aulas de Educação Física. Foram utilizados os descritores “Educação Física”, “exergames”, “videogames”, “jogos eletrônicos” e “inclusão”, nas bases de dados eletrônicas MedLine (via PubMed), ERIC, Scopus, SciELO, Redalyc, Campbell Collaboration e Google Scholar. Foram selecionados 16 artigos originais indexados pelo Qualis Periódicos (nove em português e sete em inglês), categorizados em exergames e a influência motivadora; exergames e gasto energético; exergames e alunos com deficiência. Os resultados indicaram que o uso dos exergames como intervenção pode ser uma alternativa pedagógica motivadora e ferramenta de aumento do gasto energético na prática de exercícios físicos nas aulas de Educação Física, pois abarcam o movimento corporal conjugado à ludicidade e incitação, sendo bem aceito pelos alunos sem ou com deficiência. Compreende-se que o caráter do divertimento que os exergames apresentam podem ser um dispositivo facilitador. O mundo fantasioso criado pela ludicidade dos jogos digitais, que requerem realização de atividades físicas, possibilita aumentar o gasto energético e colabora na aprendizagem e desenvolvimento motor.

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Biografias Autor

Silvio de Cassio Costa Telles, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF/RJ), Brasil;

Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF/RJ), Brasil;

Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola de Educação e Desportos (PGEF), Brasil;

Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte (PPGCEE), Brasil;

Líder do Grupo de Pesquisa em Escola, Esporte e Cultura (GPEEsC), Brasil.

Juliana Brandão Pinto de Castro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Doutora em Ciências do Exercício e do Esporte, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestra em Alimentação, Nutrição e Saúde (UERJ). Licenciatura Plena em Educação Física (UERJ). Professora do Departamento de Ciências da Atividade Física (DCAF) do Instituto de Educação Física e Desportos (IEFD/UERJ). 

Vicente Pinheiro Lima, Universidade Castelo Branco, Brasil

Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Rodolfo de Alkmim Moreira Nunes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

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Publicado

2021-12-30 — Atualizado em 2022-01-08

Versões

Como Citar

Della Corte, J., Telles, S. de C. C. ., Della Corte, A. P. M. S., Souza, P. A. de, Castro, J. B. P. de, Lima, V. P., Nunes, R. de A. M., & Costa, M. A. F. da. (2022). Exergames como alternativa pedagógica motivadora nas aulas de Educação Física: Uma revisão integrativa. Revista Portuguesa De Educação, 34(2), 125–143. https://doi.org/10.21814/rpe.18074 (Original work published 30 de Dezembro de 2021)

Edição

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Artigos