Envolvimento das famílias no processo educativo: Perspetiva de futuros profissionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.24634

Palavras-chave:

Formação inicial docente, Parceria com famílias, Práticas de envolvimento, Benefícios, Dificuldades do envolvimento

Resumo

São hoje evidentes os benefícios da participação das famílias na educação para crianças, famílias e profissionais. No entanto, trabalhos recentes têm mostrado que nem sempre existe uma abordagem intencional e estruturada na formação inicial de futuros profissionais na área do envolvimento parental. Assim, este estudo teve como objetivo caraterizar as perceções das/dos estudantes dos Mestrados em Educação Pré-Escolar e em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a sua formação nesta área e sobre a problemática do envolvimento e participação das famílias na educação. Participaram 379 estudantes de 18 instituições de diferentes regiões de Portugal. As questões colocadas focavam aspetos relativos à sua formação, a ações/atividades desenvolvidas conducentes ao envolvimento parental e às dificuldades e benefícios decorrentes da participação das famílias. Os resultados revelaram que as/os estudantes identificavam várias atividades a promover, com destaque para as realizadas em contexto escolar, em detrimento da participação em casa e do processo de comunicação. Os desafios inerentes à participação das famílias direcionavam-se, maioritariamente, para os constrangimentos destas e menos para os profissionais ou para o contexto. Os benefícios identificados foram, essencialmente, para as crianças. A análise das perceções das/dos estudantes face à formação evidenciou que aqueles que avaliaram mais positivamente a formação realizada, não só tiveram tendência para identificar mais ações/atividades e benefícios associados à participação das famílias, como mostraram uma perspetiva mais abrangente sobre as dificuldades com que se poderão deparar. Estes resultados serão discutidos face à literatura existente, tanto relativamente ao envolvimento parental (práticas, barreiras, estratégias, competências), como também à necessidade de formação explícita nesta área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alanko, A. (2018). Preparing pre-service teachers for home-school cooperation: Exploring Finnish teacher education programmes. Journal of Education for Teaching, 44(3), 321-332. https://doi.org/10.1080/02607476.2018.1465644

Albright, M., & Weissberg, R. (2010). School-family partnerships to promote social and emotional learning. In S. Christenson & A. Reschly (Eds.), Handbook of school-family partnerships (pp. 246-265). Routledge.

Baum, A. C., & McMurray-Schwarz, P. (2004). Preservice teacher´s beliefs about family involvement implications for teacher education. Early Childhood Education Journal, 32(1), 57-61. https://doi.org/10.1023/B:ECEJ.0000039645.97144.02

Christenson, S., & Sheridan, S. (2001). Schools and families. Creating essential connections for learning. The Guilford Press.

Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2018). Research methods in education (8th ed.). Routledge.

Cox-Peterson, A. (2011). Educational partnerships. Connecting schools, families, and the community. SAGE.

De Bruïne, E. J., Willemse, T. M., D´Haem, J., Griswold, P., Vloeberghs, L., & van Eynde, S. (2014). Preparing teacher candidates for family-school partnerships. European Journal of Teacher Education, 37(4), 409-425. https://doi.org/10.1080/02619768.2014.912628

De Bruïne, E. J., Willemse, T. M., Franssens, J., van Eynde, S., Vloeberghs, L., & Vandermarliere, L. (2018). Small-scale curriculum changes for improving pre-service teachers’ preparation for family-school partnerships. Journal of Education for Teaching, 44(3), 381-396. https://doi.org/10.1080/02607476.2018.1465667

Epstein, J. L. (2011). School, family, and community partnerships. Preparing educators and improving schools. Westview Press.

Epstein, J. L. (2013). Ready or not? Preparing future educators for school, family, and community partnerships. Teaching Education, 24(2), 115-118. https://dx.doi.org/10.1080/10476210.2013.786887

Epstein, J. L. (2018). School, family, and community partnerships in teachers’ professional work. Journal of Education for Teaching, 44(3), 397-406. https://doi.org/10.1080/02607476.2018.1465669

Gonçalves, E. (2019). Family involvement and participation in schools in Portugal: The difficulty in sharing responsibilities. In A. Paseka & D. Byrne (Eds.), Parental involvement across European education systems: Critical perspectives (pp. 90-103). Routledge. https://doi.org/10.4324/9781351066341-8

Grolnick, W. S., & Slowiaczek, M. L. (1994). Parents’ involvement in children’s schooling: A multidimensional conceptualization and motivational model. Child Development, 65(1), 237-252. https://doi.org/10.1111/j.1467-8624.1994.tb00747.x

Hoover-Dempsey, K. V., & Walker, J. M. T. (2002). Family-school communication. (Report prepared for the Metropolitan Nashville/Davidson County Board of Public Education).

Hoover-Dempsey, K. V., Walker, J. M. T., Sandler, H. M., Whetsel, D., Green, C. L., Wilkins, A. S., & Closson, K. (2005). Why do parents become involved? Research findings and implications. The Elementary School Journal, 106(2), 105-130. https://doi.org/10.1086/499194

Hornby, G., & Blackweel, I. (2018). Barriers to parental involvement in education: An update. Educational Review, 70(1), 109-119. https://doi.org/10.1080/00131911.2018.1388612

Jeynes, W. (2012). A meta-analysis of the efficacy of different types of parental involvement programs for urban students. Urban Education, 47(4), 706-742. https://doi.org/10.1177/0042085912445643

Krippendorff, K. (2004). Reliability in content analysis: Some common misconceptions and recommendations. Human Communication Research, 30(3), 411-433. https://doi.org/10.1093/hcr/30.3.411

Lindberg, E. (2014). Final year faculty of education student’s views concerning parent involvement. Educational Sciences: Theory & Practice, 14(4), 1352-1361. https://doi.org/10.12738/estp.2014.4.1920

Liu, Y., Sulaimani, M. F., & Henning, J. E. (2020). The significance of parental involvement in the development in infancy. Journal of Educational Research & Practice, 10(1), 161-166. https://doi.org/10.5590/JERAP.2020.10.1.11

Mata, L., & Pedro, I. (2021). Participação e envolvimento das famílias – Construção de parcerias em contextos de educação de infância. Ministério da Educação/DGE. http://dge.mec.pt/sites/default/files/EInfancia/documentos/participfamilias.pdf

Miller, K. E. (2019). Preservice teachers’ memories of home-school connections and their link to anticipated practices. Journal of Family Diversity in Education, 3(3), 112-139. https://doi.org/10.53956/jfde.2019.142

Mutton, T., Burn, K., & Thompson, I. (2018). Preparation for family-school partnerships within initial teacher education programmes. Journal of Education for Teaching, 44(3), 278-295. https://doi.org/10.1080/02607476.2018.1465624

Nathans, L., Brown, A., Harris, M., & Jacobson, A. (2020). Preservice teacher learning about parent involvement at four universities. Educational Studies, 1-20. https://doi.org/10.1080/03055698.2020.1793297

Nitecki, E. (2015). Integrated school-family partnerships in preschool: Building quality involvement through multidimensional relationships. School Community Journal, 25(2), 195-219. https://www.adi.org/journal/2015fw/NiteckiFall2015.pdf

Öztürk, M. (2013). Barriers to parental involvement for diverse families in early childhood education. Journal for Educational and Social Research, 3(7), 13-16. https://doi.org/10.5901/jesr.2013.v3n7p13

Pedro, J. Y., Miller, R., & Bray, P. (2012). Teacher knowledge and dispositions towards parents and families: Rethinking influences and education of early childhood pre-service teachers. Forum on Public Policy, 2012(1). https://eric.ed.gov/?id=EJ979439

Sarmento, T. (2005). (Re)pensar a interação escola-família. Revista Portuguesa de Educação, 18(1), 53-75. https://revistas.rcaap.pt/rpe/issue/view/1424

Sarmento, T., & Freire, I. (2011). Fazer a escola acontecer: A colaboração crianças-professores-pais como prática de cidadania. Revista ELO, 18, 37-50. https://hdl.handle.net/1822/32671

Sarmento, T., & Marques, J. (2006). A participação das crianças nas práticas de relação das famílias com as escolas. Interacções, 2(2), 59-86. https://doi.org/10.25755/int.291

Sheridan, S. M., Smith, T. E., Kim, E. M., Beretvas, S. N., & Park, S. (2019). A meta-analysis of family-school interventions and children’s social-emotional functioning: Moderators and components of efficacy. Review of Educational Research, 89(2), 296-332. https://doi.org/10.3102/0034654318825437

Silva, P. (2010). Análise sociológica da relação escola-família: Um roteiro sobre o caso português. Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 20, 443-464. https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/2299

Smith, T. E., Holmes, S. R., Sheridan, S. M., Cooper, J. M., Bloomfield, B. S., & Preast, J. L. (2021). The effects of consultation-based family-school engagement on student and parent outcomes: A meta-analysis. Journal of Educational and Psychological Consultation, 31(3), 278-306. https://doi.org/10.1080/10474412.2020.1749062

Smith, T. E., & Sheridan, S. M. (2019). The effects of teacher training on teachers’ family-engagement practices, attitudes, and knowledge: A meta-analysis. Journal of Educational and Psychological Consultation, 29(2), 128-157. https://doi.org/10.1080/10474412.2018.1460725

Thompson, I., Willemse, M., Mutton, T., Burn, K., & De Bruïne, E. (2018). Teacher education and family-school partnerships in different contexts: A cross country analysis of national teacher education frameworks across a range of European countries. Journal of Education for Teaching, 44(3), 258-277. https://doi.org/10.1080/02607476.2018.1465621

UNICEF. (2019). Convenção sobre os direitos da criança e protocolos facultativos. Comité Português para a UNICEF. https://www.unicef.pt/media/2766/unicef_convenc-a-o_dos_direitos_da_crianca.pdf

Villas-Boas, A. (2009). A relação escola-família-comunidade inserida na problemática da formação de professores. Recuperado de https://silo.tips/download/a-relaao-escola-familia-comunidade-inserida-na-problematica-da-formaao-de-profes

Walker, J. M. T., & Legg, A. M. (2018). Parent-teacher conference communication: A guide to integrating family engagement through simulated conversations about student academic progress. Journal of Education for Teaching, 44(3), 366-380. https://doi.org/10.1080/02607476.2018.1465661

Willemse, T. M., Thompson, I., Vanderlinde, R., & Mutton, T. (2018). Family-school partnerships: A challenge for teacher education. Journal of Education for Teaching, 44(3), 252-257. https://doi.org/10.1080/02607476.2018.1465545

Winship, M., Standish, H., Trawick-Smith, J., & Perry, C. (2021). Reflections on practice: Providing authentic experiences with families in early childhood teacher education. Journal of Early Childhood Teacher Education, 42(3), 299-317. https://doi.org/10.1080/10901027.2020.1736695

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Mata, L., Pacheco, P., Brito, A. T., Pereira, M. ., & Cabral, S. (2022). Envolvimento das famílias no processo educativo: Perspetiva de futuros profissionais. Revista Portuguesa De Educação, 35(2), 263–290. https://doi.org/10.21814/rpe.24634

Edição

Secção

Artigos

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)