O apoio da família na adaptação de jovens portugueses ao ensino superior: Uma revisão integrativa da literatura
DOI:
https://doi.org/10.21814/rpe.24883Palavras-chave:
Adaptação, Família, Estudantes Primeiro Ano, Estudantes Universitários, Apoio FamiliarResumo
A entrada no ensino superior coloca aos jovens universitários inúmeros desafios e mudanças que podem ter diferentes implicações no grau de sucesso e satisfação com a vida e com a vida académica, em particular. Num período marcado pela expetativa de dar continuidade às suas escolhas académicas num contexto novo, o estudante do ensino superior vai mobilizar os seus recursos para o processo de adaptação. Neste processo, não obstante ser reconhecida a importância do apoio da família, conhece-se relativamente pouco acerca do papel do apoio familiar e da perceção desse auxílio pelos estudantes. Procurando colmatar esta lacuna, o presente estudo apresenta uma revisão integrativa de artigos publicados nos últimos 30 anos, com o objetivo de descrever as distintas formas de relacionar o apoio familiar ao processo de adaptação ao contexto universitário português, durante o período da ‘adultez’ emergente. Dá-se particular atenção aos resultados da pesquisa, nomeadamente os que apontam para a influência da família e do papel que assume na adaptação. Foram consultadas diferentes bases de dados (SciELO, Google Scholar, Scopus, Dialnet e RCAAP) e foram selecionados 12 artigos. Os estudos selecionados evidenciam o papel da família e o apoio familiar percebido como variáveis preditoras de uma adaptação positiva. Destaca-se a necessidade de realizar mais estudos, em particular com enfoque nas características do apoio familiar durante o período de adaptação ao contexto académico.
Downloads
Referências
Almeida, L. S. (2019). Ensino Superior: Combinando exigências e apoios. In Estudantes do Ensino Superior: Desafios e Oportunidades (pp. 17-33). Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC).
Alves, R. F., Precioso, J. A., & Becoña, E. (2020). Well-being and health perception of university students in Portugal: The influence of parental support and love relationship. Health Psychology Report, 8(2), 145-154. https://doi.org/10.5114/hpr.2020.94723
Andrade, C. (2016). A construção da Identidade, Auto-conceito e Autonomia em Adultos Emergentes. Psicologia Escolar e Educacional, 20(1), 137-146. https://doi.org/10.1590/2175-353920150201944
Awang, M. M., Kutty, F. M., & Ahmad, A. R. (2014). Perceived Social Support and Well Being: First-Year Student Experience in University. International Education Studies, 7(13), 261-270. https://doi.org/10.5539/ies.v7n13p261
Araújo, A. M., & Almeida, L. S. (2015). Adaptação ao ensino superior: O papel moderador das expectativas acadêmicas. Educare: Revista Científica de Educação, 1(1), 13-32. https://www.researchgate.net/publication/284709918_Adaptacao_ao_ensino_superior_o_papel_moderador_das_expectativas_academicas
Arnett, J. J. (2000). Emerging adulthood: A theory of development from the late teens through the twenties. American Psychologist, 55(5), 469-480. https://psycnet.apa.org/doi/10.1037/0003-066X.55.5.469
Arnett, J.J. (2006). Emerging adulthood in Europe: A response to Bynner. Journal of Youth Studies, 9(1), 111-123. https://doi.org/10.1080/13676260500523671
Carvalho, S., Pinto-Gouveia, J., Pimentel, P., Maia, D., & Mota-Pereira, J. (2011). Características psicométricas da versão portuguesa da Escala Multidimensional de Suporte Social Percebido (Multidimensional Scale of Perceived Social Support-MSPSS). Psychologica, (54), 331-357. https://doi.org/10.14195/1647-8606_54_13
Chickering, A.W., & Reisser, L. (1993). Education and identity (2nd ed.). Jossey-Bass Publishers.
Cutrona, C. E., Cole, V., Colangelo, N., Assouline, S. G., & Russell, D. W. (1994). Perceived parental social support and academic achievement: An attachment theory perspective. Journal of Personality and Social Psychology, 66(2), 369-378. https://doi.org/10.1037//0022-3514.66.2.369
Diniz, A. M., & Almeida, L. S. (2006). Adaptação à Universidade em estudantes do primeiro ano: Estudo diacrónico da interacção entre o relacionamento com pares, o bem-estar pessoal e o equilíbrio emocional. Análise Psicológica, 24(1), 29-38. http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/151
Demaray, M. K., Malecki, C. K., Rueger, S. Y., Brown, S. E., & Summers, K. H. (2009). The role of youth’s ratings of the importance of socially supportive behaviors in the relationship between social support and self-concept. Journal of youth and adolescence, 38, 13-28. https://doi.org/10.1007/s10964-007-9258-3
Erikson, E. H. (1968). Identity: Youth and crisis (Austen Riggs Monograph No. 7). WW Norton & Company, Inc.
Fernandes, E. M., & Almeida, L. S. (2005). Expectativas e vivências académicas: Impacto no rendimento dos alunos do 1º ano. Psychologica, (40), 267-278. https://hdl.handle.net/1822/8873
Fernandes, V., Silva, I., & Meneses, R. F. (2013). Transição para o Ensino Superior: Adaptação ou Inadaptação? AGIR: Revista Interdisciplinar de Ciências Sociais e Humanas, 1(4), 29-56. https://www.academia.edu/10183241/Transi%C3%A7%C3%A3o_para_o_Ensino_Superior_Adapta%C3%A7%C3%A3o_ou_Inadapta%C3%A7%C3%A3o
Ferraz, M. F., & Pereira, A. S. (2002). Dinâmica da personalidade e do homesickness (saudades de casa) dos jovens estudantes universitários. Psicologia, Saúde e Doenças, 3(2), 149-164. https://sp-ps.pt/uploads/jornal/37.pdf
Ferreira, J. A., & Ferreira, A. G. (2001). Desenvolvimento psicológico e social do jovem adulto e implicações pedagógicas no âmbito do ensino superior. Revista Portuguesa de Pedagogia, 35(3), 119-159. https://www.researchgate.net/profile/Joaquim-Ferreira-9/publication/268035255_Desenvolvimento_psicologico_e_social_do_jovem_adulto_e_implicacoes_pedagogicas_no_ambito_do_ensino_superior/links/5468b90e0cf2f5eb1804e726/Desenvolvimento-psicologico-e-social-do-jovem-adulto-e-implicacoes-pedagogicas-no-ambito-do-ensino-superior.pdf
Ferreira, J. A., & Jorge, A. (2008). Para a compreensão da adultez emergente em Portugal. Psychologica, (48), 159-173. https://www.researchgate.net/publication/268034388_Para_a_comprensao_da_adultez_emergente_em_Portugal
Granja, M. B., & Mota, C. P. (2018). Estilos parentais, adaptação académica e bem-estar psicológico em jovens adultos. Análise Psicológica, 36(3), 311-326. http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1415
Holt, L. J., Mattanah, J. F., & Long, M. W. (2018). Change in parental and peer relationship quality during emerging adulthood: Implications for academic, social, and emotional functioning. Journal of Social and Personal Relationships, 35(5), 743-769. https://doi.org/10.1177/0265407517697856
Hupcey, J. E. (1998). Clarifying the social support theory‐research linkage. Journal of advanced nursing, 27(6), 1231-1241. https://doi.org/10.1046/j.1365-2648.1998.01231.x
Malecki, C.K., & Demaray, M. K. (2002) Measuring Perceived Social Support: Development of the Child and Adolescent Social Support Scale (CASSS). Psychology in the School, 39(1), 1-18. https://doi.org/10.1002/pits.10004
Malecki, C. K., & Demaray, M. K. (2003). What type of support do they need? Investigating student adjustment as related to emotional, informational, appraisal, and instrumental support. School Psychology Quarterly, 18(3), 231-252. https://psycnet.apa.org/doi/10.1521/scpq.18.3.231.22576
Malecki, C. K., & Demaray, M. K. (2006). Social support as a buffer in the relationship between socioeconomic status and academic performance. School Psychology Quarterly, 21(4), 375-395. https://psycnet.apa.org/doi/10.1037/h0084129
Mendonça, M., Andrade, C., & Fontaine, A. M. (2009). Transição para a idade adulta e adultez emergente: adaptação do Questionário de Marcadores da Adultez junto de jovens Portugueses. Psychologica, (51), 147-168. https://doi.org/10.14195/1647-8606_51_10
Monteiro, S., Tavares, J., & Pereira, A. (2009). Adultez emergente: na fronteira entre a adolescência e a adultez. Revista @mbienteeducação, 2(1), 129-137. https://doi.org/10.26843/v2.n1.2009.545.p129%20-%20137
Pereira, J. M. D. (2016). Perceção de apoio social, adaptação ao ensino superior e bem-estar subjetivo. [Dissertação de mestrado publicada]. Universidade de Coimbra. http://hdl.handle.net/10316/32938
Pinheiro, M., & Ferreira, J. A. (2005). A perceção do suporte social da família e dos amigos como elementos facilitadores da transição para o ensino superior. In Actas do VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia (pp. 467-485). Centro de Investigação em Educação. https://www.educacion.udc.es/grupos/gipdae/documentos/congreso/viiicongreso/pdfs/41.pdf
Preto, L. (2003). O desenvolvimento de autonomia como factor de adaptação ao ensino superior. Referência, (10), 63-71. http://hdl.handle.net/10198/2657
Seco, G. M. D. S. B., Dias, I. S., Pereira, M. I. A. R., Casimiro, M. C. S. M., & Custódio, S. M. R. (2007). Construindo pontes para uma adaptação bem sucedida ao ensino superior: implicações práticas de um estudo. In IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. http://hdl.handle.net/10400.8/18
Silva, S. D. L. R. da, & Ferreira, J. A. (2009). Família e ensino superior: Que relação entre dois contextos de desenvolvimento?. Exedra: Revista Cientifica, (1), 101-126. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3398329
Teixeira, M. A. P., Dias, A. C. G., Wottrich, S. H., & Oliveira, A. M. (2008). Adaptação à universidade em jovens calouros. Psicologia Escolar e Educacional, 12(1), 185-202. https://doi.org/10.1590/S1413-85572008000100013
Teixeira, M. A. P., Castro, G. D., & da Rosa Piccolo, L. (2007). Adaptação à universidade em estudantes universitários: um estudo correlacional. Interação em Psicologia, 11(2), 211-220. http://dx.doi.org/10.5380/psi.v11i2.7466
Tomás, R. A., Ferreira, J. A., Araújo, A. M., & Almeida, L. S. (2014). Adaptação pessoal e emocional em contexto universitário: O contributo da personalidade, suporte social e inteligência emocional. Revista Portuguesa de Pedagogia, 48(2), 87-107. https://doi.org/10.14195/1647-8614_48-2_5
Tricco, A.C., Lillie, E, Zarin, W, O'Brien, K.K., Colquhoun, H, Levac, D., Moher, D., Peters, M. D. J., Horsley, T., Weeks, L., Hempel, S., Aki, E. A., Chang, C., McGowan, J., Stewart, L., Hartling, L., Aldcroft, A., Wilson, M. G., Garritty, C., … Straus, S. E. (2018). PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMAScR): Checklist and Explanation. Annals of Internal Medicine, 169(7), 467–473. https://doi.org/10.7326/M18-0850
Vizzotto, M. M., Jesus, S. N. D., & Martins, A. C. (2017). Saudades de casa: indicativos de depressão, ansiedade, qualidade de vida e adaptação de estudantes universitários. Revista Psicologia e Saúde, 9(1), 59-73. http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v9i1.469
Wintre, M.G., & Yaffe, M. (2000). First-year students' adjustment to university life as a function of relationships with parents. Journal of Adolescent Research, 15(1), 9-37. https://doi.org/10.1177/0743558400151002
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Elisabete Gonçalves, Ana Tomás Almeida
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0.
1. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 CC-BY-SA que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
2. Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: depositar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3. Autores e autoras têm permissão e são estimulado/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição Compartilhamento pela mesma Licença Internacional 4.0