O apoio da família na adaptação de jovens portugueses ao ensino superior: Uma revisão integrativa da literatura

Autores

  • Elisabete Gonçalves Universidade do Minho
  • Ana Tomás Almeida Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.24883

Palavras-chave:

Adaptação, Família, Estudantes Primeiro Ano, Estudantes Universitários, Apoio Familiar

Resumo

A entrada no ensino superior coloca aos jovens universitários inúmeros desafios e mudanças que podem ter diferentes implicações no grau de sucesso e satisfação com a vida e com a vida académica, em particular. Num período marcado pela expetativa de dar continuidade às suas escolhas académicas num contexto novo, o estudante do ensino superior vai mobilizar os seus recursos para o processo de adaptação. Neste processo, não obstante ser reconhecida a importância do apoio da família, conhece-se relativamente pouco acerca do papel do apoio familiar e da perceção desse auxílio pelos estudantes. Procurando colmatar esta lacuna, o presente estudo apresenta uma revisão integrativa de artigos publicados nos últimos 30 anos, com o objetivo de descrever as distintas formas de relacionar o apoio familiar ao processo de adaptação ao contexto universitário português, durante o período da ‘adultez’ emergente. Dá-se particular atenção aos resultados da pesquisa, nomeadamente os que apontam para a influência da família e do papel que assume na adaptação. Foram consultadas diferentes bases de dados (SciELO, Google Scholar, Scopus, Dialnet e RCAAP) e foram selecionados 12 artigos. Os estudos selecionados evidenciam o papel da família e o apoio familiar percebido como variáveis preditoras de uma adaptação positiva. Destaca-se a necessidade de realizar mais estudos, em particular com enfoque nas características do apoio familiar durante o período de adaptação ao contexto académico.   

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Biografia Autor

Ana Tomás Almeida, Universidade do Minho

Licenciada em Psicologia pela Universidade de Lisboa, Doutoramento e​m Estudos da Criança pela Universidade do Min​ho, os seus temas de investigação, orientações de mestrado e doutoramento, publicações, atividades de extens​ão universitária circunscrevem-se ao desenvolvimento e educação nos contextos familiares e escolares, com foco na parentalidade positiva e educação parental, relações entre pares em contexto escolar, bullying e cyberbullying.

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Publicado

2024-01-26

Como Citar

Gonçalves, E., & Almeida, A. . (2024). O apoio da família na adaptação de jovens portugueses ao ensino superior: Uma revisão integrativa da literatura . Revista Portuguesa De Educação, 37(1), e24003. https://doi.org/10.21814/rpe.24883