Manifestações e situações de violência escolar percebida nas comunidades educativas de Cartagena, Colômbia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.26531

Palavras-chave:

Violência Escolar, Bullying, Família, Comunidade

Resumo

A maioria das escolas públicas de Cartagena (Colômbia) está localizada em áreas vulneráveis da cidade e caracterizam-se por uma alta incidência de violência, afetando, seriamente, a qualidade da educação, a convivência e o bem-estar emocional da comunidade educativa. O objetivo deste estudo foi analisar os testemunhos da violência escolar, a partir dos relatos de 50 participantes: alunos, mães e professores de instituições educativas que vivem em zonas vulneráveis de Cartagena das Índias. Desta forma, pretende-se abordar as queixas de violência escolar dos diferentes agentes sociais entrevistados com o objetivo de construir soluções conjuntas a partir da escola e da comunidade. Os resultados indicam que a violência escolar é percebida em termos de uma diversidade de manifestações que ocorrem e se entrelaçam em três cenários principais: escola, família e sócio-comunidade. É vista como um jogo, um produto de tensões entre a família e a escola. Está associada a um défice de competências sociais e mesmo ligada a problemas como a toxicodependência ou a falta de oportunidades de trabalho digno. Estes resultados fornecem às escolas contributos para a conceção e aplicação de programas e estratégias de prevenção da violência escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bandura, A. (1986). Social Foundations of Thought and Action: A social cognitive theory. Prentice Hall.

Baumrind, D. (1971). Current patterns of parental authority. Developmental Psychology Monograpf, 4(1, Pt. 2), 1-103. https://doi.org/10.1037/h0030372

Bronfenbrenner, U. (1977). Toward an experimental ecology of human development. American Psychologist, 32(7), 513-531. https://psycnet.apa.org/doi/10.1037/0003-066X.32.7.513

Camargo, Á., & Hederich, C. (2007). El estilo de enseñanza: un concepto en búsqueda de precisión. Revista Pedagogía y Saberes, (26), 31-40. https://doi.org/10.17227/01212494.26pys31.40

Cardozo, R., Núñez, C., Medina, M., Romano, A., & Núñez, J. (2018). Acoso Escolar desde la perspectiva de Docentes y Alumnos en una Unidad Educativa. Actualidad Médica, 103(805), 121-125. http://dx.doi.org/10.15568/am.2018.805.or01

Chávez, M. (2017). La violencia escolar desde la perspectiva infantil en el altiplano mexicano. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 22(74), 813-835. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S1405-66662017000300813&script=sci_abstract

Chuquilin, J., & Zagaceta, M. (2017). La violencia en las escuelas desde la perspectiva de sus actores. El caso de una escuela secundaria de la Ciudad de México. Revista Educación, 41(2), 131-149. https://doi.org/10.15517/revedu.v41i2.21751

Colombo, G. (2011). Violencia Escolar y Convivencia Escolar: Descubriendo estrategias en la vida cotidiana escolar. Revista Argentina de Sociología, 8-9(15-16), 81-104. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7400094

Econometría Consultores (2014). Línea de base de la intervención de Fundación Social en Cartagena. Fundación Social.

Fuentes, L., & Pérez, L. (2019). Convivencia escolar: una mirada desde las familias. Telos: Revista de Estudios Interdisciplinarios en Ciencias Sociales, 21(1), 61-85. https://doi.org/10.36390/telos211.05

Fundación Social (2016). Informe de Labores y Balance Social 2016. Fundación Social. https://www.fundaciongruposocial.co/storage/general/FGS-informe-de-labores-balance-social_2016.pdf

Garaigordobil, M., Mollo, J. & Larrain, E. (2018). Prevalencia de bullying y cyberbullying en Latinoamérica: Una revisión. Revista Iberoamericana de Psicología, 11(3), 1-18. https://reviberopsicologia.ibero.edu.co/article/view/rip.11301

Gázquez, F., Pérez, M.C., Lucas, F., & Palenzuela, M. M. (2008). Percepción del alumnado universitario sobre el origen de la violencia escolar. European Journal of Education and Psychology, 1(1), 69-80. https://doi.org/10.30552/ejep.v1i1.2

Herrera, J. D. (2009). La comprensión de lo social: Horizonte hermenéutico de las ciencias sociales. Ediciones Ántropos.

Hidalgo-Rasmussen, C., & Hidalgo-San Martín, A. (2015). Violencia e inseguridad contextual percibida y roles en bullying en escolares mexicanos. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 13(2), 767-779. https://doi.org/10.11600/1692715x.13215021214

López, L., & Ramírez, A. (2017). Estilos educativos familiares y acoso escolar: un estudio en la comunidad autónoma de la Rioja (España). Revista Brasileira de Educação, 22(71), e227155. https://doi.org/10.1590/S1413-24782017227155

Lugones, M., & Ramírez, M. (2017). Bullying: aspectos históricos, culturales y sus consecuencias para la salud. Revista Cubana de Medicina General Integral, 33(1), 154-162. https://www.medigraphic.com/cgi-bin/new/resumen.cgi?IDARTICULO=79203

Martin, R., Martínez, L., & Ferrer, D. (2017). Funcionamiento familiar e intento suicida en escolares. Revista Cubana de Medicina General Integral, 33(3), 281-295. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-21252017000300002

Martínez-Otero, V. (2014). Prevención del estrés escolar. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 1(1), 2014, 295-306. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2014.n1.v1.375

Mels, C., Derluyn, I., Broekaert, E., & Rosseel, Y. (2010). The psychological impact of forced displacement and related risk factors on Eastern Congolese adolescents affected by war. Child Psychology & Psychiatry, 51(10), 1096-1104. https://doi.org/10.1111/j.1469-7610.2010.02241.x

Miller, K. E., & Rasmussen, A. (2010). War exposure, daily stressors, and mental health in conflict and post-conflict settings: Bridging the divide between trauma-focused and psychosocial frameworks. Social Science & Medicine, 70(1), 7-16. https://doi.org/10.1016/j.socscimed.2009.09.029

Núñez, G., & Núñez, N. (2016). Factores que se asocian a la violencia escolar en los estudiantes con sobre-edad pertenecientes al programa de terminalidad en Catamarca capital. Margen: Revista de Trabajo Social y Ciencias Sociales, (82), 1-6. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5730627

Rodrigo, J., & Palacios, M. J. (2012). Familia y Desarrollo Humano. Alianza. https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=9987

Rojas, J. (2013). Clima escolar y tipología docente: La violencia escolar en las prácticas educativas. Cuadernos de Investigación Educativa, 4(19), 87-104. https://doi.org/10.18861/cied.2013.4.19.28

Román, M., & Murillo, J. (2011). América Latina: violencia entre estudiantes y desempeño escolar. Revista Cepal, 104, 37-54. https://hdl.handle.net/11362/11458

Romero, A., Musitu, G., Callejas, J., Sánchez, J., & Villarreal, M. (2018). Factores predictores de la violencia relacional en la adolescencia. Liberabit, 24(1), 29-43. https://doi.org/10.24265/liberabit.2018.v24n1.03

Santoyo, D., & Frías, S. (2014). Acoso escolar en México: Actores involucrados y sus características. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 44(4), 13-41. https://doi.org/10.48102/rlee.2014.44.4.233

Toledo, M., Guajardo, G., Miranda, C., & Pardo, I. (2018). Propuesta tríadica para el estudio de la violencia escolar. Cinta Moebio, (61), 72-79. http://dx.doi.org/10.4067/S0717-554X2018000100072

Ttofi, M., Farrington, D., Lösel, F., & Loeber, R. (2011). The predictive efficiency of school bullying versus later offending: A systematic/meta-analytic review of longitudinal studies. Criminal Behaviour and Mental Health, 21(2), 80-89. https://doi.org/10.1002/cbm.808

Ttofi, M., Farrington, D., & Lösel, F. (2012). School bullying as a predictor of violence later in life: A systematic review and meta-analysis of prospective longitudinal studies. Aggression and Violent Behavior, 17(5), 405-418. https://doi.org/10.1016/j.avb.2012.05.002

Villota, M., & Garzón, F. (2015). El Acoso Escolar. Saber, Ciencia y Libertad, 10(1), 219-234. https://doi.org/10.18041/2382-3240/saber.2015v10n1.983

Zambrano, C., & Almeida, E. (2017). Clima social familiar y su influencia en la conducta violenta en los escolares. Revista Ciencia Unemi, 10(25), 97-102. https://doi.org/10.29076/issn.2528-7737vol10iss25.2017pp97-102p

Publicado

2024-02-05

Como Citar

Domínguez de la Ossa, E., & Vázquez Miraz, P. (2024). Manifestações e situações de violência escolar percebida nas comunidades educativas de Cartagena, Colômbia. Revista Portuguesa De Educação, 37(1), e24004. https://doi.org/10.21814/rpe.26531