Memórias sobre a infância no meio rural: a escola e os outros espaços de sociabilidade (Minas Gerais — Brasil, 1920-1950)

Autores

  • Mônica Y. Jinzenji Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
  • Ana M. Galvão Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
  • Simone A. Silva Professora 1º e 2º ciclo da rede municipal de Belo Horizonte, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.3000

Resumo

Este trabalho analisa as representações sobre a infância por mulheres originárias de comunidades rurais do estado de Minas Gerais, na primeira metade do século XX, que migraram para Belo Horizonte quando adultas e que residem num bairro periférico da capital mineira. Utilizou-se entrevistas realizadas com 13 mulheres, dados demográficos e a legislação educacional do período. Nas entrevistas, a recorrente afirmação "eu não tive infância" pode ser compreendida pela contraposição feita por elas a uma suposta vivência infantil ideal, relacionada aos meios socialmente privilegiados, e à infância da atualidade, da qual elas se excluem. As memórias evocadas se referem à intensa rotina de trabalhos na roça e nas casas dos outros, à dificuldade em frequentar a escola, à precariedade das roupas, à ausência de brinquedos, mas também a momentos alegres de brincadeiras e à participação nas comemorações religiosas. Família, trabalho e religião concorrem com a escola como importantes espaços de sociabilidade.

Palavras-chave
Infância; Escola rural; Mulheres; Espaços de sociabilidade

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Como Citar

Jinzenji, M. Y., Galvão, A. M., & Silva, S. A. (2012). Memórias sobre a infância no meio rural: a escola e os outros espaços de sociabilidade (Minas Gerais — Brasil, 1920-1950). Revista Portuguesa De Educação, 25(2), 09–33. https://doi.org/10.21814/rpe.3000

Edição

Secção

Artigos