Programa de intervenção em contexto educativo: dispositivo electrónico de avaliação da descodificação fonética de aprendentes de Português Língua Segunda

Autores

  • Sandra Figueiredo Universidade de Aveiro, Portugal
  • Carlos Fernandes da Silva Universidade de Aveiro, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.3018

Resumo

O comportamento verbal concretiza-se porque, por um lado, existe um sistema de princípios e condições que, por si só, são considerados os elementos universais inerentes a todas as línguas naturais, determinados pela necessidade biológica, mas, por outro lado, esses elementos integram uma relação dinâmica de eventos que constituem o contexto do sujeito. Neste contexto, esses eventos não são apenas as estruturas cerebrais (perspectiva mentalista), mas todos os elementos que geram um conjunto de estímulos a ser discriminados e que apelidamos de ‘meio ambiente’ (perspectiva funcional). Após uma breve revisão teórica de conceitos e abordagem de processos de descodificação fonética, serão apresentados resultados decorrentes da aplicação da bateria de testes (instrumento da pesquisa). Será ainda orientada uma discussão especificamente sobre o desempenho de sujeitos aprendentes de Português Língua Segunda (amostra do estudo) relativamente aos testes de segmentação de palavras (soletração) e de identificação de pares mínimos.

Palavras-chave
Intervenção educativa; Instrumento de avaliação; Percepção fonética; Língua Segunda

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Figueiredo, S., & da Silva, C. F. (2012). Programa de intervenção em contexto educativo: dispositivo electrónico de avaliação da descodificação fonética de aprendentes de Português Língua Segunda. Revista Portuguesa De Educação, 25(1), 113–136. https://doi.org/10.21814/rpe.3018

Edição

Secção

Artigos

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)