Concetualizar a inovação enquanto processo fundacional da transformação da escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.31219

Palavras-chave:

Inovação, transformação educacional, sustentabilidade da mudança

Resumo

Múltiplos estudos vêm sendo realizados sobre as dificuldades, as possibilidades e a sustentabilidade da mudança, bem como sobre o conservadorismo e a resiliência dos sistemas educativos. A inovação vem assumindo uma centralidade neste processo de mudança, por ser considerada um fator potenciador da transformação pedagógica, um pequeno elo de uma cadeia de necessárias metamorfoses que abarcam, de forma sistémica, toda a organização escolar. Nesta revisão narrativa de literatura foi concretizada uma abordagem histórico-social relativa ao conceito de inovação, visando sustentar a concetualização do construto, segundo duas dimensões: a ontológica e a epistemológica. Neste alinhamento, propomos um modelo diagramático e uma definição de inovação que sumarizam a essência plural do processo inovativo em educação. A definição de inovação, considerada a sua natureza multidimensional e o seu caráter sistémico e dinâmico, assenta em cinco eixos: o âmbito; o objeto; a responsabilidade, entendida como capacitação organizacional; o foco; e o percurso.

Nesta revisão narrativa de literatura foi concretizada uma abordagem histórico-social relativa ao conceito de inovação, visando sustentar a concetualização do construto segundo duas dimensões, a ontológica e a epistemológica. Neste alinhamento, propomos um modelo diagramático e uma definição de inovação que sumarizam a essência plural do processo inovativo em educação. A definição de inovação, considerada a sua natureza multidimensional e o seu carater sistémico e dinâmico, assenta em cinco eixos: o âmbito, o objeto, a responsabilidade entendida como capacitação organizacional, o foco e o percurso.

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Biografias Autor

José Alves, Universidade Católica Portuguesa, Portugal

José Matias Alves é Professor Associado da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.  Membro integrado do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano. Possui dezenas de textos científicos publicados. Coordenador da Comissão de Avaliação de Relatórios Finais da área Ciências e Políticas de Educação da Fundação para Ciência e Tecnologia do Governo de Portugal.

Diana Soares, Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Diana Soares, Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, investigadora integrada no Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) e colaboradora no Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (CIPES). 

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Publicado

2024-09-16

Como Citar

Serra, L., Alves, J., & Soares, D. (2024). Concetualizar a inovação enquanto processo fundacional da transformação da escola. Revista Portuguesa De Educação, 37(2), e24031. https://doi.org/10.21814/rpe.31219