Relatórios descritivos: Da sistemática de registro à avaliação em valorização da aprendizagem e do desenvolvimento na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.21814/rpe.34390Palavras-chave:
Registro; Relatórios descritivos; Avaliação; Educação Infantil.Resumo
O artigo objetiva refletir sobre os relatórios descritivos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, estratégia utilizada como parte da documentação elaborada no processo avaliativo na Educação Infantil (EI). As reflexões apresentadas resultam das entrevistas e dos diálogos em grupo focal realizado com professoras da educação infantil, aliadas ao estudo teórico e bibliográfico, pautado principalmente em Rinaldi (2017) e Hoffmann (2018) e nos documentos legais orientadores da avaliação na EI no Brasil. Apresenta-se uma sistemática para a organização de registros concretos, considerada como o aparato necessário para viabilizar a escrita de relatórios que evidenciam o acompanhamento e a valorização das aprendizagens e do desenvolvimento da criança e do grupo. Conclui-se que é preciso que tal aparato se sustente não apenas em aspectos técnicos mas também pessoais, subjetivos, relacionais e da conduta do sujeito professor(a), tais como: abertura, predisposição e vivacidade para que, entre os limites e possibilidades que a complexidade do cotidiano da EI apresenta, busquem constantemente alternativas com sentido, significado e também potencializadores da vivacidade das crianças.
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