Inteligência Artificial Generativa e (re)configuração do conhecimento científico: Entre o potencial tecnológico e a literacia crítica
DOI:
https://doi.org/10.21814/rpe.41982Resumo
Editorial
Downloads
Referências
Bali, M. (2024, 26 de fevereiro). Where are the crescents in AI? LSE Higher Education Blog. https://blogs.lse.ac.uk/highereducation/2024/02/26/where-are-the-crescents-in-ai/
Bender, E. M., Gebru, T., McMillan-Major, A., & Mitchell, M. (2021). On the dangers of stochastic parrots: Can language models be too big? In Proceedings of the 2021 ACM Conference on Fairness, Accountability, and Transparency (pp. 610–623). Association for Computing Machinery.
FCCN (2025, maio 16). FCT lança IAedu para democratizar o acesso à Inteligência Artificial no Ensino Superior e Investigação. Fundação para a Ciência e a Tecnologia. https://www.fccn.pt/atualidade/fct-lanca-iaedu-democratizar-acesso-inteligencia-artificial-ensino-superior-e-investigacao/
Figueiredo, A. D. (2024). Fatores-chave para a integração da inteligência artificial nas escolas [Versão preliminar de artigo a publicar]. Revista Diversidades, (64), jul–dez.
Floridi, L. (2014). The fourth revolution: how the infosphere is reshaping human reality. Oxford University Press UK.
Gerlich, M. (2025). AI tools in society: Impacts on cognitive offloading and the future of critical thinking. Societies, 15(6). https://doi.org/10.3390/soc15010006
Gupta, A., Atef, Y., Mills, A., & Bali, M. (2024). Assistant, parrot, or colonizing loudspeaker? ChatGPT metaphors for developing critical AI literacies. Open Praxis, 16(1), 37–53. https://doi.org/10.55982/openpraxis.16.1.631
Khalifa, M., & Albadawy, M. (2024). Using artificial intelligence in academic writing and research: An essential productivity tool. Computer Methods and Programs in Biomedicine Update, 5(March). https://doi.org/10.1016/j.cmpbup.2024.100145
Oakley, B., Johnston, M., Chen, K.-Z., Jung, E., & Sejnowski, T. (2025). “The Memory Paradox: Why Our Brains Need Knowledge in an Age of AI.” In The Future of Artificial Intelligence: Economics, Society, Risks and Global Policy (Springer Nature, forthcoming).
Oxford University Press. (2024). Researchers and AI: Survey findings. https://global.oup.com/feature/researchers-and-ai-survey-findings
Risko, E. F., & Gilbert, S. J. (2016). Cognitive Offloading. Trends in Cognitive Sciences, 20(9), 676–688.
Sampaio, R., Sabbatini, M., & Limongi, R. (2024). Diretrizes para o uso ético e responsável da Inteligência Artificial Generativa: Um guia prático para pesquisadores. In Penambahan Natrium Benzoat Dan Kalium Sorbat (Antiinversi) Dan Kecepatan Pengadukan Sebagai Upaya Penghambatan Reaksi Inversi Pada Nira Tebu. Editora Intercom.
UNESCO (2023). Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000386508
Vance, D. E., Kaur, J., Fazeli, P. L., Talley, M. H., Yuen, H. K., Kitchin, B., & Lin, F. (2012). Neuroplasticity and successful cognitive aging. Journal of Neuroscience Nursing, 44(4), 218–227. https://doi.org/10.1097/JNN.0b013e3182527571
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Sílvia Monteiro

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0.
1. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 CC-BY-SA que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
2. Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: depositar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
3. Autores e autoras têm permissão e são estimulado/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição Compartilhamento pela mesma Licença Internacional 4.0














