Inteligência Artificial Generativa e (re)configuração do conhecimento científico: Entre o potencial tecnológico e a literacia crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.41982

Resumo

Editorial

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bali, M. (2024, 26 de fevereiro). Where are the crescents in AI? LSE Higher Education Blog. https://blogs.lse.ac.uk/highereducation/2024/02/26/where-are-the-crescents-in-ai/

Bender, E. M., Gebru, T., McMillan-Major, A., & Mitchell, M. (2021). On the dangers of stochastic parrots: Can language models be too big? In Proceedings of the 2021 ACM Conference on Fairness, Accountability, and Transparency (pp. 610–623). Association for Computing Machinery.

FCCN (2025, maio 16). FCT lança IAedu para democratizar o acesso à Inteligência Artificial no Ensino Superior e Investigação. Fundação para a Ciência e a Tecnologia. https://www.fccn.pt/atualidade/fct-lanca-iaedu-democratizar-acesso-inteligencia-artificial-ensino-superior-e-investigacao/

Figueiredo, A. D. (2024). Fatores-chave para a integração da inteligência artificial nas escolas [Versão preliminar de artigo a publicar]. Revista Diversidades, (64), jul–dez.

Floridi, L. (2014). The fourth revolution: how the infosphere is reshaping human reality. Oxford University Press UK.

Gerlich, M. (2025). AI tools in society: Impacts on cognitive offloading and the future of critical thinking. Societies, 15(6). https://doi.org/10.3390/soc15010006

Gupta, A., Atef, Y., Mills, A., & Bali, M. (2024). Assistant, parrot, or colonizing loudspeaker? ChatGPT metaphors for developing critical AI literacies. Open Praxis, 16(1), 37–53. https://doi.org/10.55982/openpraxis.16.1.631

Khalifa, M., & Albadawy, M. (2024). Using artificial intelligence in academic writing and research: An essential productivity tool. Computer Methods and Programs in Biomedicine Update, 5(March). https://doi.org/10.1016/j.cmpbup.2024.100145

Oakley, B., Johnston, M., Chen, K.-Z., Jung, E., & Sejnowski, T. (2025). “The Memory Paradox: Why Our Brains Need Knowledge in an Age of AI.” In The Future of Artificial Intelligence: Economics, Society, Risks and Global Policy (Springer Nature, forthcoming).

Oxford University Press. (2024). Researchers and AI: Survey findings. https://global.oup.com/feature/researchers-and-ai-survey-findings

Risko, E. F., & Gilbert, S. J. (2016). Cognitive Offloading. Trends in Cognitive Sciences, 20(9), 676–688.

Sampaio, R., Sabbatini, M., & Limongi, R. (2024). Diretrizes para o uso ético e responsável da Inteligência Artificial Generativa: Um guia prático para pesquisadores. In Penambahan Natrium Benzoat Dan Kalium Sorbat (Antiinversi) Dan Kecepatan Pengadukan Sebagai Upaya Penghambatan Reaksi Inversi Pada Nira Tebu. Editora Intercom.

UNESCO (2023). Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000386508

Vance, D. E., Kaur, J., Fazeli, P. L., Talley, M. H., Yuen, H. K., Kitchin, B., & Lin, F. (2012). Neuroplasticity and successful cognitive aging. Journal of Neuroscience Nursing, 44(4), 218–227. https://doi.org/10.1097/JNN.0b013e3182527571

Downloads

Publicado

2025-06-30

Como Citar

Monteiro, S. (2025). Inteligência Artificial Generativa e (re)configuração do conhecimento científico: Entre o potencial tecnológico e a literacia crítica. Revista Portuguesa De Educação, 38(1), e25020. https://doi.org/10.21814/rpe.41982

Edição

Secção

Editorial

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)