Os fins e meios da Educação Moral nas escolas brasileiras: representações de educadores

Autores

  • Maria Suzana de Stefano Menin Universidade Estadual Paulista
  • Alessandra Morais-Shimizu Universidade Estadual Paulista
  • Patrícia Unger R. Bataglia Universidade Estadual Paulista
  • Raul A. Martins Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.4301

Resumo

Este texto descreve parte de uma pesquisa que investigou, em escolas públicas de ensino fundamental e ensino médio de várias regiões do Brasil,experiências consideradas pelos participantes como bem-sucedidas. No presente trabalho, apresentamos e analisamos as representações que emergiram de 1033 questionários, considerando duas questões iniciais que indagavam se a escola deve, ou não, realizar Educação Moral ou em Valores,por que fazê-lo e como. Os dados foram analisados através do software ALCESTE. Usamos análise categorial temática com categorias definidas a posteriori. Destacamos, nos resultados: os motivos principais para o desenvolvimento de programas de Educação Moral estão relacionados à crise de valores na sociedade e na família. Os métodos para alcançar a Educação Moral são diversos, e são citadas experiências no cotidiano escolar, disciplinas específicas e temas transversais.

Palavras-chave

Valores Morais; Educação em Valores; Representações de valores; Representações sociais

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Como Citar

Menin, M. S. de S., Morais-Shimizu, A., R. Bataglia, P. U., & A. Martins, R. (2014). Os fins e meios da Educação Moral nas escolas brasileiras: representações de educadores. Revista Portuguesa De Educação, 27(1), 133–155. https://doi.org/10.21814/rpe.4301

Edição

Secção

Artigos