Manuais escolares de Ciências Naturais de 8º ano em Portugal e estrutura conceptual do PISA 2006

Autores

  • Maria P. Lobo Antunes Escola Secundária de Luís de Freitas Branco
  • Cecília Galvão Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.7047

Palavras-chave:

Currículo, Manuais escolares, Competências, PISA 2006

Resumo

Este artigo incide na análise das atividades de aprendizagem e avaliação formativa da unidade curricular "Gestão Sustentável dos Recursos" (GSR) em manuais escolares de Ciências Naturais do 8º ano. Tem o objetivo de verificar qual a sintonia entre o modelo de desenvolvimento de competências proposto nos manuais e o promovido pela avaliação em literacia científica do PISA 2006.Assente numa investigação de caráter qualitativo, o fundamento teórico acorda com a estrutura conceptual do PISA 2006. Os manuais foram selecionados segundo o critério "manual mais adotado num distrito". Os resultados revelaram uma ênfase no desenvolvimento de competências assente na aquisição de conhecimento factual como verificação da capacidade de ler ecompreender o contexto, desligado das ideias e conceitos que complementam as competências. Revelam ainda ausência de situações de aprendizagem que promovam o conhecimento e a compreensão da ciência.

 

Palavras-chave: Currículo; Manuais escolares; Competências; PISA 2006

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Publicado

2015-06-30

Como Citar

Antunes, M. P. L., & Galvão, C. (2015). Manuais escolares de Ciências Naturais de 8º ano em Portugal e estrutura conceptual do PISA 2006. Revista Portuguesa De Educação, 28(1), 139–169. https://doi.org/10.21814/rpe.7047

Edição

Secção

Artigos