Identidade docente e educação física: Um estudo de revisão sistemática

Autores

  • Veruska Pires Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Brasil
  • Gelcemar Oliveira Farias Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Brasil
  • Charlene Cristina Martins Suzuki Universidade do vale do Itajai - UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.7415

Resumo

O objetivo do estudo foi investigar a produção do conhecimento sobre a identidade docente na Educação Física. A investigação, caracterizada como uma revisão sistemática, ocorreu a partir da busca de estudos nas bases de indexação EBSCO, Scielo, LILACS, Web of Science e ERIC, elegendo os seguintes descritores: identidade (identity), docente (teacher), Educação Física (Physical Education), identidade do professor de Educação Física (Physical Education Teacher’s Identity). As evidências apontam que a identidade docente é prioritariamente discutida a partir dos tempos e espaços das histórias de vida para melhor compreender as múltiplas identidades possíveis e encontradas na trajetória profissional. Embora as vivências anteriores à formação inicial tenham sido consideradas, os estudos indicam que é na formação inicial que a identidade realmente se estabelece, especialmente com o aprofundamento das vivências nos estágios. Além disso, a consolidação deste processo emerge no campo profissional; porém, é inacabado e nunca é igual para cada docente.


Palavras-chave: Identidade docente; Estudo de revisão; Educação Física.

 

ABSTRACT

The aim of this study was to investigate the production of knowledge on the teaching identity in Physical Education. The investigation, characterized as a systematic review, occurred from the search of studies in EBSCO, SciELO, LILACS, Web of Science and ERIC databases, using the following keywords: identity, teacher, Physical Education, Physical Education Teacher’s Identity. Evidence suggests that the teaching identity is primarily discussed from times and spaces of life histories to better understand the multiple possible identities found in the professional career. Although experiences prior to the initial training have been considered, studies have shown that identity is, in fact, established in the initial training, especially with deepening of teaching experiences in internships. In addition, the consolidation of this process emerges in the professional field; however, it is unfinished and is never the same for each teacher.


Keywords: Teaching identity; Review study; Physical Education

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Biografias Autor

Veruska Pires, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora De Educação Física da UNIVALI, Mestre em Educação Física e doutoranda em Educação Física - CDS - UFSC

Juarez Vieira do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Brasil

Professor Dr da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC- SC

Gelcemar Oliveira Farias, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Brasil

Professora do Curso de Educação física da Universidade do Estado de Santa Catarina - professora Doutora do programa de Pos Graduaçao do CEFID UDESC.

Charlene Cristina Martins Suzuki, Universidade do vale do Itajai - UNIVALI

Acadêmica do curso de Educação Física da UNIVALI - SC. Brasil

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Publicado

2017-05-19

Como Citar

Pires, V., do Nascimento, J. V., Farias, G. O., & Suzuki, C. C. M. (2017). Identidade docente e educação física: Um estudo de revisão sistemática. Revista Portuguesa De Educação, 30(1), 35–60. https://doi.org/10.21814/rpe.7415

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