Perceções de Felicidade e Fatores Influenciadores
Um Estudo Qualitativo com Estudantes de Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.48492/servir0207.31200Palavras-chave:
felicidade, bem-estar psicológico, estudantes de enfermagemResumo
Introdução: Na transição do ensino secundário para o ensino superior os estudantes enfrentam diversos desafios, suscetíveis de perturbar o seu bem-estar e felicidade. Sendo esta um constructo subjetivo, são essenciais estudos para uma melhor compreensão do fenómeno.
Objetivo/s: Explorar o conceito de felicidade e os fatores que a influenciam em estudantes do 1.º ano de Enfermagem de uma instituição de ensino superior.
Métodos: Estudo exploratório, qualitativo; amostra por conveniência de 63 estudantes do 1.º ano de Enfermagem. Dados recolhidos através de 2 questões abertas e analisados com técnica de análise de conteúdo temática (Bardin), utilizando o NVivo.
Resultados: Identificados três temas que concetualizam a felicidade: i) relacionamentos interpessoais positivos, ii) realização pessoal e iii) equilíbrio físico e psicológico. Dos diversos fatores que contribuem para a felicidade, destacaram-se: “relacionamentos pessoais”, “realização pessoal”, “saúde e bem-estar” e “condições de vida e ambiente”, incluindo o sucesso escolar.
Conclusão: Este estudo evidencia a felicidade como conceito complexo e multidimensional, influenciável por vários fatores, internos e externos, interligados e complementares. Conhecer estes fatores possibilita o desenho de intervenções promotoras de ambientes saudáveis e propícios à aprendizagem e à otimização da saúde.
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